3 Dicas para começar a poupar

Educação Financeira 20/10/2017 | 8:15

Quem não gosta de ver o salário sobrar no fim do mês, não é mesmo? O problema é que nem sempre a gente se programa para que isso aconteça.

E aí, quando o dinheiro fica curto, tem sempre aquela desculpa: “meu salário não dura porque ganho pouco”.

Neste post, vamos dar algumas dicas que irão te ajudar a organizar sua vida financeira e começar a poupar!

Poupe antes de gastar

Não espere o fim do mês para poupar o que sobra. Faça o inverso: assim que receber o salário, já separe uma quantia para investir.

Não precisa começar com um valor alto. O importante é criar o hábito de poupar e resistir à tentação de pegar esse dinheiro “emprestado” para gastar em compras. Aplique o dinheiro e esqueça que ele existe.

E se você acha que economizar pouco não faz diferença, experimente começar com cinco reais por semana, aumentando gradualmente esse valor. Depois de um ano, você irá economizar quase R$ 7.000,00! Não acredita? Clique aqui e veja como fazer isso!

Estabeleça metas

É mais fácil economizar quando temos um plano de médio ou longo prazo para o dinheiro. Pode ser criar uma reserva de emergência, preparar a aposentadoria, trocar de carro, fazer uma viagem… O importante é pensar naquilo que você gostaria de realizar, estabelecer um prazo e começar a poupar para que esse sonho se realize!

conheça suas despesas e corte o que for possível

Você sabe o quanto gasta por mês? A pergunta pode parecer óbvia, mas não é. Tem muita gente que fica só pagando conta atrás de conta, sem parar para analisar o quanto as despesas consomem do salário.

Se você é assim, a dica é fazer as contas e entender para onde o seu dinheiro está indo. Você certamente encontrará gastos desnecessários, que poderiam ser cortados ou, no mínimo reduzidos.

Comer fora, por exemplo. Já calculou o quanto gasta em restaurantes? E se você cozinhasse em casa de vez em quando?

E as tarifas bancárias então? Quanto você paga só para manter sua conta corrente? Abrindo uma conta digital gratuita no Banco Inter, você poderá riscar essa despesa do seu orçamento e economizar ainda mais.

Poupar antes de gastar, definir objetivos e conhecer bem o seu orçamento. Siga essas dicas e comece a investir no seu futuro.

E se precisar de ajuda, #contacomagente!

Convide um amigo
para conhecer a
Conta Digital do Banco Inter