7 dicas para te ajudar a controlar gastos com despesas pessoais

Educação Financeira 26/12/2016 | 10:42

Aqui no Banco Intermedium, a gente acredita que o planejamento financeiro é indispensável para todo mundo. Aquelas velhas desculpas de que você não tem tempo ou não sabe como fazer não cola mais – e, com certeza, é por isso que as suas despesas pessoais têm te sufocado.

Pensando nessa realidade, a gente decidiu te dar uma mãozinha: 7 dicas rápidas e fáceis para reduzir os seus gastos no dia a dia. Mas ó, é para colocar em prática hoje mesmo, combinado?

1 – Acompanhe os seus gastos constantemente

O primeiro passo para reduzir gastos com despesas pessoais é acompanhar onde e como o seu dinheiro tem sido utilizado.

Muitas vezes somos displicentes e não acompanhamos nossa movimentação bancária. Um grande erro! O dinheiro vai embora sem você ver e, quando menos espera, não há mais nada na conta.

2 – Planeje as suas finanças tendo ciência de todas as suas despesas pessoais

O segundo passo seria, após acompanhar e entender os seus gastos, planejá-los. Sem desculpas de falta de tempo. Afinal, tempo é dinheiro, e se você não se programa para usá-lo consciente, todo o seu esforço com as demais atividades será em vão.

Você pode começar por algo simples. Liste todas as suas despesas pessoais! Veja quanto tem gasto com o quê e como reduzir cada uma delas. Defina metas e acompanhe semanalmente. Uma horinha é mais que o suficiente para analisar como você tem evoluido e, no final das contas, poderá gerar uma grande economia!

3 – Troque a alimentação na rua

Você não tem tempo de preparar a sua própria comida? Sai de casa sempre correndo e precisa tomar um café e comer um pão de queijo na rua? Mais desculpas!

R$10 reais na padaria todo dia de manhã pode não doer no seu bolso, mas se você fizer um exercício e multiplicar este valor pelo número de dias que você faz isso, te garanto que verá o estrago no seu orçamento.

Agora, mais um exercício: quanto custa a sua hora de trabalho? Encontre esse valor e compare com os seus gastos de alimentação. E aí, vale ou não a pena encontrar algumas horinhas para preparar seus lanches?

4 – Reduza o consumo de energia em casa

Parece outra dica boba, não é? Então por que você não coloca em prática?

Ao sair de um cômodo, apague a luz. Antes de sair de casa, confira se todas as lâmpadas foram desligadas. Troque as amarelas (incandescentes) pelas fluorescentes compactas ou, se puder, de Led!

Defina um dia para lavar e outro para passar suas roupas. Dessa forma você evita ter que fazê-los muitas vezes e, assim, encarecer as suas despesas pessoais.

Essas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença!

5 – Verifique se você está com planos de serviços adequados à sua necessidade

Você realmente assiste a todos os canais de TV que paga? O Netflix recorrente todo mês está sendo mesmo utilizado? Seu plano de celular atende suas reais necessidades ou você tem extrapolado?

Estes são alguns exemplos de valores que podem ser reajustados em suas despesas pessoais. Por isso, tire uma horinha do seu dia para analisar o seu consumo de serviços e veja o que pode ser reduzido, renegociado ou até mesmo cancelado!

6 – Compre em maior quantidade

Você já sabe que utilizará papel higiênico, sabonete e pasta dental para o resto da vida, certo? Por que não se programar para ir a uma distribuidora, comprar grandes volumes com um preço melhor, estocá-los e, assim, reduzir suas despesas pessoais?

Tire uma horinha do seu dia e liste todos estes itens consumidos em abundância ou por um longo período e planeje-se para comprar em volume.

7 – Tarifas bancárias? Apenas pare!

A gente já nasceu sabendo que teria que pagar pelas tarifas bancárias, mas isso não significa que a gente tenha que morrer com elas! Se você já é um correntista do Banco Intermedium, parabéns! Você faz parte de um grupo de quase 100 mil pessoas que já economizaram mais de 50 milhões de reais este ano – e este número não para de crescer!

Esse não é o seu caso? Abra agora a sua Conta Digital Intermedium e acompanhe o nosso Tarifômetro para ver como nós temos ajudado tanta gente a economizar!

Convide um amigo
para conhecer a
Conta Digital do Banco Inter