Crédito ou débito? 6 dicas para economizar com o cartão

Educação Financeira 10/10/2017 | 8:16

De shoppings a vendedores ambulantes. Seja qual for o lugar, o pagamento com cartão é o preferido dos brasileiros. Mas apesar da praticidade, é preciso tomar alguns cuidados na hora de sair passando o cartão por aí, principalmente na função crédito.

Neste post, selecionamos seis dicas para você gerenciar seus gastos e evitar sustos no fim do mês.

Use o crédito para despesas maiores

A grande vantagem do cartão de crédito é a possibilidade de parcelar compras. Quando o orçamento doméstico é apertado, dividir o valor pode ser a única forma de se adquirir produtos mais caros, como eletrodomésticos e passagens aéreas.

Parcelar a compra pode ser interessante até quando se tem dinheiro para pagar à vista. Se você tem uma boa organização financeira, uma dica é dividir no cartão e investir o valor total  num CDB com liquidez diária. Assim, você ganha rentabilidade sobre o capital e ainda dilui o impacto da compra em seu orçamento mensal.

Se tiver desconto, pague no débito

Alguns estabelecimentos oferecem descontos que podem chegar a 10% para pagamentos à vista. Nesse caso, pagar à vista é a melhor opção. Você gasta menos e ainda pode investir o valor que economizou, aplicando em Tesouro Direto ou CDB, por exemplo.

O débito também é uma boa alternativa para quem não resiste a uma comprinha por impulso. Gastando apenas o dinheiro da conta corrente, a tendência é que o descontrole seja menor.

Defina um limite menor que o do cartão

Se você é daqueles que confunde o limite do cartão com os seus rendimentos, chegou a hora de mudar a cabeça. É sempre bom lembrar que o valor que o banco disponibiliza é um crédito, ou seja, é um empréstimo que você deverá quitar quando vencer a fatura.

Por isso, não comprometa mais do que 50% da sua renda mensal com o cartão de crédito. Mesmo quando o limite oferecido for maior.

Acompanhe seus gastos

Para não gastar além da sua capacidade, acompanhe de perto todas as suas despesas. Ative serviços gratuitos de notificação pelo celular e confira sua fatura semanalmente. Assim você evita surpresas desagradáveis no fechamento da fatura.

Quem é correntista do Banco Inter recebe notificações de todas as transações e pode acompanhar a fatura em tempo real pelo aplicativo da Conta Digital.

Tela cartão de crédito

Tenha só um cartão

Você provavelmente já recebeu ofertas de cartão de crédito de vários bancos, de lojas de roupas, de eletrodomésticos, de livrarias… Apesar de parecerem tentadoras, essas propostas podem fazer seu orçamento sair dos trilhos.

Mesmo gastando pouco em cada cartão, há uma grande chance de você se assustar com a conta no fim do mês. E além das compras, já imaginou ter que pagar anuidade de todos os cartões?

Ainda bem que o cartão de crédito do Banco Inter é totalmente isento de anuidade! Então fica a dica: com o nosso cartão, você gasta menos e ainda economiza com tarifas. Seu dinheiro agradece!

Evite parcelar a fatura

Ter controle sobre os gastos do cartão é fundamental para que você consiga pagar o valor total da fatura. Parcelando a conta, você pagará a chamada taxa de juros do rotativo do cartão. Se precisar de crédito, existem opções mais vantajosas, como o crédito consignado, ou o empréstimo com garantia de imóvel.

Gostou das dicas? Tem outras sugestões? Compartilhe com a gente nos comentários!

Convide um amigo
para conhecer a
Conta Digital do Banco Inter