Fuja do leão! Conheça 2 investimentos isentos de IR

Invista Direto 18/10/2017 | 3:44

Se você já percebeu que não vale a pena deixar seu dinheiro parado na poupança, chegou a hora de escolher a melhor aplicação para o seu perfil. Para te ajudar, falaremos, neste post, sobre dois investimentos isentos de IR.

Conheça as LCIs e as debêntures incentivadas!

O que são LCIs?

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos emitidos por bancos, com o objetivo de captar recursos para financiar o segmento imobiliário. Em troca desse “empréstimo”, o banco paga ao investidor uma taxa que varia de acordo com indicadores como o CDI e o IPCA.

Existem LCIs com diferentes valores e prazos, e o resgate ocorre no vencimento da aplicação, sem desconto de Imposto de Renda!

Quer um exemplo? Se você aplicar numa LCI de 720 dias, que paga 94% do CDI, isso significa que, ao fim de dois anos, irá resgatar o capital investido, mais um rendimento equivalente a 94% do percentual do CDI, índice muito próximo à Selic, a taxa básica de juros da economia.

No Banco Inter, há LCIs com prazos que variam de 180 e 1080 dias. Mas se você precisar do recurso antes do vencimento do título, pode negociá-lo no Mercado Secundário de Títulos do Banco Inter.

Acesse nosso simulador e veja como a LCI é mais rentável que a poupança.

Entendendo as debêntures

São títulos emitidos por empresas privadas, de diversos segmentos, para captar recursos. Como contrapartida, também oferecem ao investidor uma remuneração baseada em indicadores econômicos.

Debêntures de companhias de setores específicos, como o de infraesturutra, contam com isenção de Imposto de Renda. E como são livres de IR, esses papéis têm rentabilidades mais atrativas que alguns investimentos de renda fixa.

Você pode investir diretamente na debênture, mas o valor mínimo costuma ser superior a R$ 1.000,00. Se você não quer ou não pode investir acima desse valor, procure fundos de investimento que aplicam em debêntures.

No Banco Inter, por exemplo, você pode investir no Fundo de Debêntures Incentivadas com apenas R$ 100,00! Além do baixo valor inicial, a diversificação do fundo, que investe em diferentes ativos, é outra vantagem para o investidor. A liquidez é de 45 dias (D+45) e o fundo é indicado para quem busca uma boa rentabilidade a médio e longo prazos.

 

Gostou das opções? Então acesse a sua conta digital e comece a investir!

 

Convide um amigo
para conhecer a
Conta Digital do Banco Inter