Orçamento doméstico: 6 gastos invisíveis que você precisa cortar

Educação Financeira 03/11/2017 | 7:05

O fim do mês chegou e suas contas não fecharam? Se você não consegue entender o porquê, já passou da hora de começar a cortar alguns gastos invisíveis que estão pesando em seu orçamento doméstico.

Não sabe onde procurar? #Contacomagente e confira abaixo 6 despesas que você não precisaria ter.

TV por assinatura

É sempre a mesma história. A operadora te oferece um combo com internet, telefone e centenas de canais em HD. Mas quantos deles você de fato assiste?

Com tantos serviços de streaming de vídeos e séries, como o Netflix e a Globo Play, você pode ver os mesmos conteúdos da TV por assinatura, quando e como quiser.

Uma pesquisa realizada nos EUA, por exemplo, apontou que os jovens norte-americanos já assistem mais ao Youtube e Netflix do que à televisão tradicional.

Então, por que continuar pagando por um pacote gigante de canais, se você gastar menos e assistir aos seus programas favoritos quando quiser?

Academia

Quem nunca acordou um dia com a decisão de mudar de vida? Fazer exercícios físicos, melhorar a alimentação…

Cuidar da saúde é sempre uma boa ideia. Mas tem gente que começa esse projeto comprando os melhores pares de tênis, roupas e assessórios do mercado. E ainda fecha um plano anual na academia, “para ter a obrigação de ir”.

O problema é que essa estratégia nem sempre dá certo. Mais da metade das pessoas que começam uma atividade física desistem em até um ano. É por isso, inclusive, que as academias oferecem descontos tão tentadores em planos anuais.

Então, vá com calma! Se você está começando, escolha a atividade que mais tem a ver com você e faça um teste por alguns meses, antes de aderir a um plano fidelidade. Afinal, ter desconto num serviço que você não usa não é lá uma vantagem, né!?

Tarifas bancárias

Você não precisa pagar só para ter uma conta no banco. Tarifas bancárias são um dos gastos invisíveis que mais comprometem a renda das famílias. Uma pessoa pode gastar mais de R$ 1.000,00 por ano com taxas!

A boa notícia é que existem contas gratuitas. No Banco Inter, a conta digital é totalmente isenta de tarifas e você ainda conta com um cartão de crédito sem anuidade.

E aí? Tá esperando o quê para riscar esse gasto invisível do seu orçamento? Abra já a sua conta gratuita no Banco Inter.

Telefone

Se você tem um plano pós-pago, já parou para conferir se você gasta todos os minutos da franquia? Em tempos de whatsapp e wi-fi em  todos os lugares, o que os celulares menos fazem é ligação.

E o telefone fixo então? Você realmente precisa de um na sua casa?

Revise seu plano e busque uma opção mais relacionada ao seu perfil. Prefira um bom pacote de dados às “ligações ilimitadas” que a operadora irá te oferecer (e cobrar por isso). Um plano pré-pago pode ser mais que suficiente para você.

Carro

Ter um carro é o sonho de muita gente. Mas sabe aquela máxima de que “ter um carro é como ter uma família”? Pois é…

Só as despesas com IPVA, seguro e revisão periódica de um carro popular, por exemplo, chegam a R$ 4.000,00 anuais. Isso sem contar o combustível, estacionamento, multas, o valor do carro, os juros do financiamento… Não acredita? Então faça uma simulação e veja quanto seu carro está custando.

Portanto, pense bem. Coloque no papel os principais trajetos que você percorre e calcule o quanto gastaria utilizando transporte público ou serviços como o Uber e o Cabify. Pode sair bem mais barato deslocar-se assim.

E o melhor: você ainda pode aplicar o valor que gastaria para comprar e manter o carro. Você economiza e ainda faz seu dinheiro render. Que tal?

Clubes de assinatura

Bebidas, livros, roupas infantis e até produtos de barbear. Tem clube de assinatura para todos os gostos.

A proposta é legal e a gente às vezes não resiste à tentação de entrar nessa onda. Mas antes de sair por aí assinando vários clubes, vale a pena se perguntar: você realmente consumirá tudo isso?

Além disso, o fato de oferecerem descontos exclusivos para assinantes não quer dizer que você precise necessariamente comprar. Esqueça a velha desculpa do “comprei porque estava barato”.

 

Conhece outras despesas invisíveis que as pessoas poderiam riscar do orçamento? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!

 

Convide um amigo
para conhecer a
Conta Digital do Banco Inter