Diante da realidade atual do Brasil e do mundo, a quarentena vem sendo uma das principais medidas de contenção e é essencial que cada um de nós faça a sua parte para de evitar a disseminação do COVID-19.

Por isso, é muito importante que todos evitem ao máximo sair de casa e entrar em contato com outras pessoas — faça isso somente se for extremamente necessário!

Algumas outras atitudes solidárias simples também podem ser tomadas em nosso dia a dia para apoiar quem mais sofre com a quarentena a superar esses tempos difíceis. Saiba como você pode ajudar:

1- Continue pagando a diarista e outros profissionais

Muitas empresas vêm adotado o estilo home office para que seus funcionários não precisem se deslocar até o local de trabalho.

Infelizmente, nem todas as profissões permitem esse tipo de mudança.

As diaristas e babás, por exemplo, são dispensadas para diminuir o contato social e acabam perdendo sua única fonte de renda. Uma atitude positiva é continuar pagando esses profissionais para que possam se manter financeiramente durante esse período da quarentena.

2- Incentive o comércio local

Com cada vez mais pessoas evitando sair de casa, alguns pequenos estabelecimentos podem ter que fechar as portas, para evitar que isso aconteça, pergunte como você pode continuar contribuindo e recebendo estes serviços com segurança.

Por exemplo, aquele restaurante que você almoça sempre pode ter algum serviço de entrega que não está em nenhum aplicativo. Divulgue estes lugares para seus amigos, nas suas redes sociais.

Assim você incentiva esses comércios locais e evitar que elas fechem as portas por falta de capital.

E na hora de pagar, use a sua Conta Digital. Com ela é você faz transações à distância, de maneira muito simples e sem colocar em risco a sua saúde e a de outras pessoas. Ah, e sem tarifas, claro!

3- Se ofereça para ajudar

Algumas pessoas são mais sensíveis em relação ao COVID-19, como os idosos e pessoas com problemas cardiovasculares e respiratórias. Eles são chamados de grupos de risco e devem redobrar os cuidados para se manter em segurança.

Para evitar que essas pessoas se desloquem e entrem em contato com outras, pratique esta atitude solidária: se ofereça para ajudar.

Vai fazer compras? Pergunte se aquele vizinhos mais velho precisa de algo e se ofereça para ir ao supermercado por ele. Assim, ele evitar passar por situações de risco e não fica tão vulnerável ao contágio da doença.

4- Evite contato ao pegar o pedido ou pagar o delivery

O delivery acaba sendo uma ótima opção em tempos de quarentena. Em Salvador, por exemplo, o número de pedidos aumentou cerca de 20% desde o início do isolamento social.

Porém, é importante lembrar que a maioria dos trabalhadores e motoristas são informais e mesmo com o auxílio, eles terão sérios prejuízos financeiros caso sejam considerados casos suspeitos da doença e impedidos de trabalhar.

Algumas empresas já permitem que o entregador combine com o cliente onde deixar o pedido, evitando o contato. Você também pode fazer a sua parte realizando o pagamento pelo celular ao invés de utilizar dinheiro ou cartão físico no momento da entrega.

Cadastre os dados do seu cartão direto no aplicativo e realize o pagamento via celular. Isso diminui os riscos de contágio para ambos, cliente e entregador.

Atitudes solidárias como essas são capazes de fazer a diferença e é nossa responsabilidade social auxiliar para que novos casos não sejam confirmados.

5- Ajude alguém a abrir uma Conta Digital

Ajude seus familiares e amigos – ou até vizinhos – a abrirem uma Conta Digital do Banco Inter. Se eles não estiverem na mesma casa que você, use um aplicativo de vídeo chamada para evitar o contato neste período.

Com a Conta Digital eles vão resolver tudo pelo celular ou Internet Banking e não vão precisar ir até uma tradicional agência bancária. Além de economizarem em tarifas.

Em tempos de quarentena, ter um banco na palma da mão é uma grande facilidade, né?

Faça você também a sua parte!