Fraudes envolvendo cartões de crédito são cada dia mais comuns, não é mesmo? Práticos, os cartões permitem que muitas compras sejam feitas sem depender do dinheiro em espécie, e principalmente nas lojas on-line eles despontam como principal alternativa de pagamento. 

Mas seu cartão de crédito, assim como sua conta corrente, merece atenção especial. Ao cuidar dele e seguir algumas regras para proteger seus dados, você também se protege contra fraudes.

No Banco Inter, você conta com funcionalidades que te ajudam a utilizar melhor o seu cartão e ter mais segurança.  Mas além de utilizar os recursos oferecidos pelo banco, você também pode se proteger com algumas atitudes simples. Confira as dicas que separamos para você e fique protegido: 

1) Não fotografe o seu cartão

É fácil encontrar por aí fotos postadas por alguns correntistas que exibem os números do cartão de crédito. Evite postar esse tipo de foto nas redes sociais e também enviar fotos do seu cartão para outras pessoas. Elas revelam o número do seu cartão e isso facilita a ação dos criminosos.  

2) Utilize as travas de segurança do seu cartão do Banco Inter

Oferecemos aos correntistas uma funcionalidade que pode garantir mais segurança ao seu cartão. Na área Cartão do seu App, clique em Configurações e escolha uma das opções. Você pode bloquear temporariamente o seu cartão em caso de perda ou roubo, pode bloquear e desbloquear para compras internacionais, compras virtuais nacionais e internacionais. Você pode bloquear e desbloquear seu cartão também pelo Internet Banking, na área Cartão, Consultar Cartões.

E, fique atento: caso algumas dessas travas estejam ativadas você não conseguirá cadastrar o seu cartão em alguns sites. É importante lembrar também que em caso de perda ou roubo do cartão o cliente pode realizar um bloqueio temporário e em seguida entrar em contato com a central para cancelamento definitivo do cartão e solicitação de nova via.

 3) Tenha cuidado com a utilização em compras na internet 

Opte, preferencialmente, pelas lojas mais conhecidas e com reputação comprovada. Verifique se no ato da compra o site apresenta um símbolo de cadeado no navegador. Outra dica é verificar se o site exibe no rodapé da página as informações de certificação concedida por instituições especializadas, como o E-bit. Outro canal para obter informações sobre a loja pode ser o site do Reclame Aqui.

4) Monitore as compras realizadas com seu cartão

Caso você tenha escolhido receber push com notificação da transação, sempre que utilizar seu cartão você receberá um alerta em seu telefone informando o local onde sua compra foi realizada, a data e o valor. Confira se as informações estão corretas e acompanhe todas as suas transações pelo app. Além disso, sempre que possível analise sua fatura do cartão e verifique se reconhece todas as compras realizadas. Caso você identifique uma compra indevida, contate o banco. Se ainda não recebe o push e gostaria de receber, acesse o Internet Banking na aba Perfil>Notificações e faça o seu cadastro.  

5) Mantenha sempre seu cartão de crédito com você

Nunca deixe o seu cartão sob o cuidado de outras pessoas. Mantenha-se sempre atento ao entregar o seu cartão para funcionários em lojas. Sempre que possível peça que o funcionário traga a maquininha de forma que você estará sempre com seu cartão em sua posse. À medida que mais pessoas passam a saber o número e demais dados do seu cartão, mais chances você tem de o seu cartão ser fraudado. Por isso, tenha ele sempre a mão 

6) Perdeu o seu cartão ou foi roubado?

Acesse imediatamente o seu aplicativo ou o Internet Banking, clique na área de cartões e realize o bloqueio de maneira rápida e simples. 

Mas é importante lembrar que esse é um bloqueio temporário. Depois de bloquear seu cartão pelo app, em seguida entre em contato com a central para cancelamento definitivo do cartão e solicitação de nova via.

 Quer utilizar as facilidades do cartão de crédito do Banco Inter, que é sem anuidade e tem uma das menores taxas de juros do mercado? Acesse o app ou o nosso site e saiba mais.