Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores está chegando: a Black Friday. E você pode ganhar dinheiro, caso tenha algum produto ou serviço para vender. Essa é a hora de esvaziar os estoques e oferecer facilidades para vender mais.

Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday, sempre ocorre na 4ª sexta-feira de novembro, e é famosa mundialmente pelos descontos relevantes, que resultam em grandes filas e corre-corre para garantir algumas pechinchas.

Parte do sucesso da data também é explicado pela proximidade com o Natal e pela chance que os consumidores têm de antecipar as compras de fim de ano, com produtos que chegam a ser vendidos por menos da metade do preço.

Se você quer pegar carona na onda da Black Friday, que neste ano ocorre no dia 23 de novembro, e pretende faturar, é bom ir se preparando para um dia de muitas vendas. Mas, antes disso, é preciso se organizar.

Veja por onde começar o seu planejamento para a Black Friday no Varejo:

Aposte no marketing e nas redes sociais

Utilize seu Instagram, Facebook, WhatsApp ou outros meios de comunicação para contar para todos os seus clientes que eles poderão comprar com desconto no dia 23 de novembro. Uma boa isca para os clientes é apresentar os produtos que serão vendidos com desconto.
Cadastre os seus clientes

Aproveite o movimento na sua loja e faça um breve cadastro dos seus clientes. Convidá-los para visitar a loja e conhecer novos produtos e serviços em outras datas poderá garantir a perenidade do negócio e criar um vínculo entre cliente e empresa.
Faça um queimão de estoque
Se você precisa limpar o seu estoque para receber as mercadorias de fim de ano, a hora é essa. No entanto, fique atento ao preço cobrado para que não te traga prejuízos. Ao mesmo tempo, fique de olho na saída do seu estoque para evitar surpresas para você e para os clientes que procurarem pelos seus produtos.
Planeje os descontos
Utilize a imaginação para elaborar várias promoções. Mas lembre-se: não adianta apenas baixar os preços de seus produtos ou serviços para vendê-los mais facilmente, é preciso considerar todos os itens para formar os preços e elaborar uma estratégia de venda que não te cause perdas. 

Utilize todos os ambientes para vender na Black Friday

Os descontos não são oferecidos só nos e-commerce, então caso tenha loja física prepare o espaço para que os clientes percebam que você também está oferecendo descontos.

Recorra aos descontos para pagamento à vista

Que tal separar uma margem de desconto (+ 10% por exemplo) para oferecer um preço mais tentador aos clientes que pagarem à vista? Além de ajudar a manter um fluxo de caixa, a oferta também passa a ser mais atrativa para o cliente e para você.

Ofereça vários meios de pagamentos

Quanto mais formas de pagamento você oferecer ao seu cliente, melhor.Pela conta digital PJ do Banco Inter, por exemplo, sua empresa pode ter a maquininha de cartão da BIN, com as melhores taxas do mercado.

Além do parcelamento tradicional via cartão de crédito ou pagamento no débito ou no dinheiro, se você for correntista Banco Inter ainda poderá oferecer o Interpag

A tecnologia oferecida pelo banco aos correntistas (pessoas físicas e pessoas jurídicas) permite o pagamento por meio de leitura de QR Code, reduzindo custos com taxas de bandeira de cartão dos adquirentes. Para saber como aceitar o Interpag, entre em contato pelo e-mail:comercialcdpj@bancointer.com.br 

Ofereça frete grátis

Uma forma de atrair clientes é oferecer mais vantagens a ele. Oferecer frete grátis pode ser uma boa estratégia. Como a maioria não está disposta a pagar caro pelo transporte dos produtos, que em alguns casos, costuma ter valor superior ao do próprio produto, essa pode ser uma forma de ganhar o cliente.

Com algumas dicas em mãos, chegou a hora de traçar todas as suas estratégias e utilizar o Black Friday no varejo para fortalecer o seu negócio. Se você é correntista do Banco Inter e quer abrir uma conta Pessoa Jurídica para ter as vantagens da tarifa zero, utilizar o Interpag e as outras várias vantagens da conta digital Pro, conheça mais sobre esse e outros produtos.