Lembra do Pix? Aquele meio de pagamento prático, rápido e gratuito que funciona 24h por dia, durante todos os dias do ano? Agora ele chegou de verdade!  

>>> Conheça o Pix: o meio de pagamentos instantâneo   

Acessando o Super App você já consegue fazer o seu cadastro de chave Pix e aproveitar todas as vantagens. E pra te ajudar a ficar antenado na novidade, vamos tirar todas as suas dúvidas. 

O que é a chave Pix? 

O Pix veio pra revolucionar a forma como você faz pagamentos e transferências. Ou seja, chega dessa história de passar mil dados bancários toda vez que for movimentar sua conta. Agora você faz tudo o que precisa usando sua chave Pix! 

“Mas como ela funciona?” 

Com o registro da chave você permite que os dados da sua Conta Digital sejam vinculados a ela e, assim, possa receber os pagamentos sem precisar passar conta, agência, CPF… 

Basta escolher que tipo de chave quer vincular seus dados e se cadastrar no app. 

Quando o Pix já estiver liberado, você vai poder transferir da sua conta para qualquer banco ou fintech. 

Quantas chaves posso cadastrar? 

Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves, uma pra cada dado pessoal (CPF, celular e e-mail) e uma aleatória. Vale lembrar que você pode cadastrar mais de um celular ou mais de um e-mail como chave. 

 Pra facilitar sua vida, você pode cadastrar todas as suas chaves aqui no Inter. Assim, compartilhando qualquer uma delas o pagamento cai direto na sua conta. 

E se tiver conta em 3 instituições diferentes, por exemplo, também é possível fazer o cadastro de uma chave Pix em cada uma delas. Só não esquecer que pra cada instituição uma nova chave deve ser cadastrada usando um dado diferente do titular (em uma você usa o CPF, na outra um número de celular e assim por diante). Também dá pra transferir entre elas usando o Pix de forma bem rápida e totalmente gratuita. 

Você decide qual quer utilizar de acordo com sua necessidade e com o nível de privacidade que deseja.  

Diferente da chave de CPF, celular ou e-mail, por exemplo, com a chave aleatória você não precisa compartilhar nenhum dado. A chave é composta por um código de 32 caracteres, gerado aleatoriamente, que você compartilha somente com quem vai te fazer o pagamento — todos os seus dados pessoais e bancários ficam privados. 

Quem é PJ também pode usar o PixSua empresa pode cadastrar até 20 chaves diferentes para fazer os pagamentos e transferências de forma simples e instantânea. 

O uso da chave é obrigatório? 

Não é! 

A chave Pix veio pra trazer mais praticidade pro seu dia a dia. Mas se não quiser criar uma chave, ainda dá pra fazer as transferências e pagamentos com o Pix passando seus dados bancários. 

Ah, e você também tem a opção de pagar ou receber por QR Code. Super prático também, basta aproximar o celular que o código será lido e o pagamento feito instantaneamente! 

São dois tipos de QR Code: estático e dinâmico. O estático é mais indicado pra fazer transferências para amigos e família, ou para pequenos comerciantes. O dinâmico, funciona como um boleto, só pode ser usado uma vez e é mais indicado para as empresas porque facilita a conciliação. 

Posso fazer a portabilidade da minha chave Pix? 

Claro! 

Se você fez o cadastro da sua chave em outra instituição e quer mudar para o Inter é bem simples: 

  • • Vá pra aba do Pix no Super App 
  • • Acesse “Minhas chaves” 
  • • Clique em “Portabilidade de chave” 
  • • Selecione qual chave quer fazer a portabilidade 
  • • Confirme seus dados 
  • • E pra finalizar, confirme a portabilidade na outra instituição em até 7 dias 

E se outra pessoa já estiver usando minha chave? 

Caso seu dado pessoal esteja vinculado a outra pessoa, como seu e-mail por exemplo, basta fazer a reivindicação. 

Quando for fazer o cadastro, clique no botão “Reivindicar chave” e confirme seus dados. Agora é só esperar sua solicitação ser aprovada pela outra pessoa em até 14 dias.  

Minhas chaves 

Clicando em “Minhas chaves” no Super App você vê todas as suas chaves cadastradas.  

Assim pode acompanhar os pedidos de portabilidade e reinvindicação, cadastrar novas chaves, gerenciar as que já possui ou excluí-las, arrastando para o lado. Tudo bem prático, pra facilitar a sua vida! 

Faça seu cadastro de chave Pix 

Agora que você já sabe como funciona as chaves Pix, é só acessar sua Conta Digital pelo Super App e fazer o cadastro! 

E se tiver qualquer outra dúvida, só deixar nos comentários que a gente responde.  

😉