5 dicas para colocar sua vida em ordem em 2018

Educação Financeira 17/12/2017 | 2:13

2018 está batendo em nossa porta e é comum aproveitar os últimos dias de 2017 para estabelecer metas para o próximo ano. Antes de tudo, é importante fazer um balanço de como foi 2017: quais projetos saíram do papel, quais foram adiados, o que deu certo e o que precisa melhorar. Depois de refletir e organizar as ideias sobre o presente, é hora de pensar no futuro. E aí? Você quer fazer aquela viagem especial ano que vem? Comprar seu carro ou imóvel? Fazer um curso ou faculdade? Para definir seus objetivos é preciso entender como suas finanças estão e como elas devem estar para que você concretize seus planos. Nesse post vamos te ajudar a colocar sua vida em ordem!

Planeje-se

Faça uma lista com tudo o que deseja conquistar no novo ano. Se você já tem esse hábito e enumerou seus objetivos para 2017, veja o que você alcançou e o que ficou para mais tarde. Assim, poderá rever e avaliar a prioridade de cada item. Lembre-se: não adianta traçar metas se você não analisar sua situação financeira. Uma boa dica é criar uma planilha com todos os seus gastos, assim saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo e o que pode ser cortado. A gente sabe que poupar é fundamental para uma saúde financeira estável e, sem controle, fica mais difícil conseguir realizar sonhos. Por isso, vamos colocar tudo na ponta do lápis?

Após essa análise, você pode perceber que está bastante endividado, estável (sem dívidas, mas sem conseguir economizar) ou tranquilo (pagando as contas e com dinheiro sobrando). O que fazer em cada caso para que os planos virem realidade em 2018?

Está endividado, mas quer colocar sua vida em ordem?

Sair das dívidas é o desejo de todo mundo, não é mesmo? Você viu que as contas estão no vermelho e quer passar o próximo ano no azul. O primeiro passo é acabar de vez com os conhecidos gastos invisíveis e aliviar seu bolso. Chega de pagar aquela assinatura de televisão que você nem usa! Outra sugestão é: se você possui uma dívida com juros altos, como cartão de crédito ou cheque especial, considere trocá-la por uma mais barata. Dessa forma, você quita a despesa cara e ameniza seu orçamento com opções mais viáveis. Aqui no Banco Inter você conta com o empréstimo com garantia de imóvel e o crédito consignado para ajudar na diminuição desse débito, que custa muito para você. Além disso, se você precisa juntar dinheiro e se livrar das dívidas, que tal explorar suas habilidades e tentar fazer uma graninha extra? Se você é bom na cozinha, pode vender algum quitute especial e eliminar alguns gastos!

Suas contas estão em dia, mas não consegue juntar dinheiro?     

Seu salário te permite pagar as contas, mas nunca sobra dinheiro para nada? Se você não quer abrir mão daquela viagem no ano que vem, precisa aprender a economizar até nas pequenas coisas. Deixe de almoçar em restaurantes todos os dias, por exemplo, e leve marmita para o trabalho. Um corte aqui e outro ali com certeza fará a diferença no fim do mês. Aproveite para se desapegar daquilo que não usa, pois isso pode te gerar uma renda a mais. Já pensou em vender aquele eletrodoméstico que está pegando poeira na cozinha? Avalie em sua casa tudo aquilo que pode virar dinheiro. Começar a investir também é uma excelente alternativa. Se eduque para aplicar todo mês, com regularidade, iniciando com valores menores. Se você já é correntista da conta digital do Banco Inter, pode investir a partir de R$30,00 em Tesouro Direto e R$100,00 em Fundo Primus. Nunca é tarde para fazer seu capital render!

Seu orçamento é equilibrado e sobra dinheiro?

 Esse é o melhor dos mundos: você consegue sanar suas dívidas e ainda tem dinheiro na sua conta bancária. O ideal é que você monte uma reserva para emergências, afinal, a gente nunca sabe quando podemos precisar de uma quantia de última hora. Mas não adianta ter o recurso parado em conta corrente, é preciso faze-lo render. Nesses casos, recomendamos que você invista em CDB com liquidez diária, assim, caso ocorra um imprevisto, poderá retirar a aplicação quando desejar. Com a reserva para urgências feita, é o momento perfeito para pensar naqueles planos para 2018. Sugerimos que aproveite para investir em opções com rentabilidades ainda mais atrativas, como as LCIs. Com sua conta digital do Banco Inter é possível aplicar nas duas modalidades pelo próprio App e você ainda tem atendimento personalizado, caso queira tirar dúvidas sobre os prazos e rentabilidade. Invista em renda fixa sem medo e faça suas metas ficarem ainda mais próximas da realidade!

E não deixe de se prevenir!

Quando seus planos começarem a tomar forma em 2018, não se esqueça de se prevenir. Situações inesperadas podem acontecer. Imagine: você está finalizando os preparativos para a viagem em família… e você perde seu cartão. Chato, né?! Você pode minimizar esse impacto com o seguro Cartão + Protegido! Converse com a gente para conhecer essa opção. Esse serviço pode ser contratado diretamente pelo Internet Banking!

Agora você já sabe o que deve fazer para colocar sua vida em ordem em 2018. Realize seus objetivos e #contacomagente para o que precisar!