Dezembro já chegou e com ele as festas de fim de ano. Tempo de ficar com a família, celebrar e claro: ganhar presentes! Mas o que fazer quando a grana tá curta? Pra te ajudar a economizar nas compras de Natal, trouxemos algumas dicas de como presentear quem você ama e ainda aproveitar as ofertas de fim de ano do jeito certo.

Continua a leitura que te contamos tudo!

Escolha quem vai presentear

Apesar da vontade de bancar o Papai Noel, não podemos esquecer que quanto mais pessoas formos presentear, mais iremos gastar. Por isso, escolha quem são as pessoas que não podem ficar sem presente. Geralmente, a família e os amigos mais próximos estarão sempre no topo da lista, então é importante já separar uma graninha maior para o presente deles.

Já as pessoas que estão mais para o fim da lista, como vizinhos, colegas de trabalho e pessoas de círculos sociais mais distantes, podem ganhar um presente mais simples e que requer menos investimento. Dividindo dessa forma, fica muito mais fácil de definir quanto terá que gastar — o que nos leva para a próxima dica!

Defina um limite de gastos

Assim como fazer uma lista de presentes, também é muito importante ficar atento a quais gastos são sua prioridade. Eles que vão influenciar no quanto poderá gastar com as compras de Natal.

Primeiro, estabeleça quais gastos você não poderá fugir, como contas de água, de luz (que ficou mais cara no final de 2020), IPVA, IPTU, DPVAT, matrícula de escola, entre outros. Mesmo que algumas você só vá se preocupar no começo do ano que vem, já é importante se planejar para não extrapolar no período das festas.

Lembrando que no Natal não é somente com presente que gastamos. Decoração, viagens e comidas também fazem parte da celebração na maioria das vezes. Então, já separa também o quanto irá gastar com tudo isso antes de pensar nos presentes.

Depois de separar uma parte para as despesas, chega o momento de definir quanto você irá gastar para cada presente. Para fazer isso, só checar aquela lista de pessoas que fizemos antes e atribuir um limite de valor para cada um. Assim, fica mais fácil de visualizar que tipo de presente você poderá bancar sem sair do orçamento planejado.

Pesquise e não deixe pra última hora

Quem nunca esqueceu daquele presente do amigo secreto e teve que se virar de última hora, não é mesmo? Apesar de ser bem comum, dá pra evitar esse perrengue com planejamento. Esse é o momento de definir quais serão os presentes e começar a pesquisar as ofertas.

Apesar da black friday já ter passado, várias lojas preparam ótimas ofertas nesse período e vale a pena comparar os preços na hora das compras. Lembre-se: evite deixar para a última semana. Então se já tiver definido quais serão as compras de Natal, comece o quanto antes.

Celulares, eletrodomésticos e outros produtos de valor mais elevado costumam ter variações grandes de preços. Por isso, fique de olho e acompanhe as ofertas.

Aproveite o cashback

Tá no blog do Inter e ainda não ouviu falar de cashback? Impossível! O cashback é umas das melhores formas de economizar. Afinal, nada melhor do que receber parte do seu dinheiro de volta depois de aproveitar as ofertas.

>>> Saiba tudo sobre o cashback

Usando o Inter Shop você ganha cashback comprando em mais de 140 lojas: Magalu, Casas Bahia, Ponto Frio e várias outras. Além disso, comprando direto no app, o cashback cai direto na sua conta após realizar o pagamento. São vários descontos exclusivos para aproveitar!

Lá você consegue comparar os preços dos produtos e a porcentagem de cashback de cada loja. Assim você consegue ver em qual loja a compra é mais vantajosa e economiza.

Seja criativo

É muito bom surpreender quem a gente ama com o melhor presente de todos, mas nem sempre o melhor quer dizer, necessariamente, o mais caro. Quando sabemos o que a pessoa gosta, podemos ser mais criativos na hora de presentear. Se alguém gosta muito de vídeo games, por exemplo, mas a grana tá curta pra presentear com o jogo do momento, dá pra criar um super combo unindo giftcards de jogos (que você encontra no nosso Inter Shop!) com outras lembrancinhas que a pessoa também ama, como chocolates e outros presentes menores.

Fica bem mais em conta e você ainda presenteia de forma única e especial. Afinal, nada melhor do que ganhar um presente que é a nossa cara e que foi pensado com carinho.

🧡