Fazer compras online é uma das formas mais práticas de consumo. Além da variedade de opções, em poucos cliques você já confirma a entrega sem nem precisar sair de casa!

Essa facilidade vem a calhar em épocas de quarentena e para te ajudar nesse processo separamos algumas dicas de segurança e cuidados na hora de fazer suas compras online. Confira:

Cuidado com seus dados pessoais

Assim que finalizar suas compras você será direcionado a página de pagamento. Nela, a empresa irá pedir vários dados, como o CPF, o número completo do cartão e o CVV (a sequência de números que fica atrás do cartão).

Essas informações são chamadas de dados sensíveis, pois pertencem somente a você e devem ser mantidos em segurança. Por isso, sempre se certifique que o site ou aplicativo que vai realizar as compras é confiável.

Fique atento: mesmo utilizando o cartão, as lojas não pedem a senha. Caso isso aconteça, não forneça seus dados e cancele a compra imediatamente.

Uma dica é sempre olhar a barra de endereço da página que fica localizado na caixa de busca. As páginas seguras têm um pequeno cadeado no canto esquerdo no URL, indicando que o site não compartilha os dados e informações dos clientes.

Desconfie de e-mails suspeitos

Caso receba em seu e-mail uma super promoção da sua loja favorita e quer ir correndo aproveitar, antes é essencial que confira o remetente e certifique-se que é da loja oficial. É comum nos cadastrarmos em vários sites diferentes e recebermos vários e-mails sobre promoções, cupons de desconto e outras novidades.Mas não clique para ser direcionado ao site ou a promoção caso não se lembre de ter feito o cadastro, ou se a oferta parece muito absurda e o remetente seja diferente do usual. Os nossos e-mails, por exemplo, sempre possuem o final bancointer.com.br. Sempre que receber algo sobre sua Conta Digital em um domínio diferente, desconfie.

Para conferir se o e-mail é verdadeiro, basta acessar o site oficial.

Comprando pela primeira vez

Se não conhece a loja, ou é sua primeira experiência comprando um produto online, vale a pena dar uma olhada na avaliação de outros clientes. Veja o que outras pessoas estão comentando sobre os produtos, se a entrega é feita corretamente, se não há erros no pagamento ou outros problemas no processo de compra.

Existem diversos sites que possibilitam os clientes fazer reclamações, elogios e tirar suas dúvidas sobre determinada marca. Os utilize para pesquisar e saber se o site é realmente confiável para compras.

Saber que tipo de experiência outras pessoas tiveram com a loja e ficar atento nesses detalhes podem te livrar de uma situação desagradável e evitar prejuízos.

Compras internacionais

Seja pelo valor, disponibilidade ou qualidade do produto muitas pessoas têm optado por fazer compras online em sites internacionais. O processo é geralmente muito parecido com os das compras nacionais, mas é importante se prevenir.

Fique atento ao que a legislação diz sobre o produto que for comprar. Verifique se é permitida a compra, quais os impostos podem ser cobrados e quais serão seus direitos como consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, só é válido para compras nacionais. Caso o produto chegue com defeito ou não condiz com o que foi ofertado, o impasse deverá ser resolvido diretamente com o vendedor.

Os padrões de pedidos de devolução ou trocas se alternam de acordo com cada loja, vale a pena dar uma boa lida nos termos e condições antes de realizar o pedido. Tenha muito cuidado ao confiar em anúncios internacionais e esteja ciente dos riscos.

Caso a compra seja feita em um site que confia, se atente a alguns detalhes básicos, como o tempo de entrega e o valor do produto, que pode se alterar de acordo com a moeda do país de origem.

Conheça o Shopping no Super App Banco Inter

Uma forma prática e segura de fazer suas compras online é utilizar o nosso Shopping. Nós temos parceria com diversas lojas selecionadas para oferecer mais segurança na hora da compra.

Com ele você compra direto no aplicativo e ainda recebe cashback. Olha só como é fácil:

1 – O primeiro passo é entrar em sua Conta Digital pelo celular. Se ainda não tem uma Conta Digital, ainda dá tempo. É só baixar o aplicativo e seguir as orientações de cadastro – tudo online e sem tarifas!

2 – Assim que entrar em sua conta é só clicar na opção “Shopping”, que aparece logo na página inicial. Temos diversas categorias de produtos e várias lojas parceiras que possibilitam a devolução de parte de seu dinheiro por cashback.

3 – Você pode comprar direto pelo aplicativo ou ser direcionado para o site da loja. O cashback é válido para as duas opções, a vantagem é que pelo aplicativo você recebe na sua conta automaticamente assim que o pagamento for aprovado.

4 – Se você escolheu comprar direto no aplicativo é só clicar no produto, colocar o endereço de entrega, a forma de pagamento e fechar o pedido. Tá pronto!

As vantagens não param por aí

Muito mais que um Banco, viemos para revolucionar sua experiência como cliente de forma totalmente gratuita. Além de diversos serviços financeiros, no Super App você também encontra: Gift Cards, recarga de celular, pagamento do ticket de estacionamento, Rotativo Digital e muito mais!

Cada vez mais completo, tudo na palma da sua mão.

Acesse o aplicativo e aproveite!