Você não consegue pagar o valor integral da sua fatura do cartão de crédito e a cada mês suas dívidas só crescem? Se você e o seu cartão de crédito não estão se entendendo, chegou a hora de rever essa relação.
Segundo pesquisa do Banco Central, o brasileiro paga em média, por ano, 279,8% de juros do rotativo do cartão. A alta taxa de juros somada à falta de conhecimento sobre a melhor forma de utilizar o cartão pode resultar em dívidas.
Mas antes de pensar em ‘quebrar seu cartão’, é bom lembrar que ele não é o vilão, mas sim um instrumento importante que precisa ser utilizado com parcimônia e bastante cautela.
Para começar a mudar essa relação com o seu cartão, busque se educar financeiramente. Conhecer sua vida financeira é um passo fundamental para que as coisas comecem a mudar. Com mais conhecimento, você dificilmente cairá em tentações e nem fará dívidas maiores que o seu bolso.
Se você não sabe por onde começar e precisa de ajuda para colocar as contas em ordem, confira algumas dicas que vão fazer você enxergar seu cartão de outra forma.
Está gastando mais do que está ganhando? Fique de olho em todas as entradas e saídas do seu orçamento. Mesmo se tiver todas as suas contas em mente, lembre-se que alguns gastos inesperados podem surgir. Entre eles: um lanche, uma gorjeta e outros pequenos gastos que pesam na carteira.
Essas pequenas despesas que não percebemos ao longo do mês, impactam, e muito, o orçamento. E quando você não avalia esse impacto está criando um problemão. Por isso, se você faz o pagamento desse tipo de despesa no cartão de crédito, poderá ter uma fatura bem maior no fim do mês. Ou se você faz o pagamento das despesas utilizando o dinheiro que tem em conta, pode ser que falte dinheiro para quitar a fatura do cartão. Toda atenção é necessária.
Conheça bem todas as suas despesas, sua rotina de gastos, onde costuma deixar a maior parte do seu salário e verifique suas últimas faturas de cartão. Assim, você saberá se o seu saldo mensal é positivo ou negativo. Se for positivo, é importante seguir controlando todas as suas despesas mês a mês. Se for negativo, é bom parar e fazer uma análise profunda do seu orçamento.
Comece colocando tudo no papel. As despesas fixas como moradia, saúde e também as variáveis como lazer, restaurantes, compras e outros. A partir das informações da sua fatura atual, você conseguirá estimar o valor das suas próximas faturas. Com esse valor em mãos, siga seu planejamento reduzindo algumas despesas para que consiga fazer o pagamento integral da sua fatura.
Já pensou em anotar tudo o que compra e em quantas parcelas dividiu sua compra? Uma boa dica é utilizar o Excel e lançar em uma tabela simples o valor da compra e qual parcela será paga em cada mês. Assim, você saberá o quanto terá que pagar todos os meses e terá uma visão a longo prazo. As anotações também podem te ajudar a suspender compras desnecessárias e a conhecer de perto seus gastos, impedindo novas dívidas.
Pagar o valor mínimo sua fatura, ou após a da data de vencimento, faz você pagar juros. Embora o Inter ofereça as menores taxas de juros do mercado, ninguém gosta de pagar a mais pelo que consome. Certo?
Sempre que a fatura é paga após a da data de vencimento ou quando não é paga integralmente, (taxas serão aplicadas). No Banco Inter, a taxa de juros rotativo mensal é de 5%, uma das melhores do mercado.
Quanto mais tempo você leva para quitar sua dívida de cartão de crédito, maior ela fica devido aos juros cobrados todos os meses. Por isso, se é correntista do Inter e quer negociar suas dívida do cartão de crédito utilize nossas plataformas online. Trabalhamos com as empresas Acerto e Kitei, que possuem convênio com o Banco Inter para realizar negociação de faturas do cartão de crédito em atraso.
Troque sua dívida por uma mais barata:
Se você quer mesmo negociar suas dívidas, é importante trocar sua dívida por uma mais barata. Mas o que isso significa? Que você pode solicitar crédito com taxas baixas e pagar sua dívida utilizando um dinheiro mais barato. O Banco Inter, por exemplo, oferece a servidores do estado e aposentados o crédito consignado com taxas a partir de 1,50% ao mês.
Valor inferior aos juros cobrado pelo cartão de crédito. Mas antes de fazer isso, é importante montar e conhecer seu orçamento. Afinal, o consignado faz um desconto direto na folha e, por isso, é importante saber se você poderá assumir essa parcela todos os meses para pagar suas dívidas.
Tem uma dívida e quer saber mais sobre como negociar? Fale com a gente pela Central de Ajuda do Banco Inter. Se você ainda não tem o nosso cartão de crédito, basta solicitar a função crédito do seu cartão pelo app e aguardar a análise de crédito.