Antes de comprar um carro ou uma moto, é importante se planejar para não assumir parcelas que não cabem no bolso e acabar se endividando.

Caso não tenha guardado dinheiro suficiente para comprar seu veículo à vista, você provavelmente pagará juros de financiamento convencional, que encarecem o custo total.

Mas se quiser comprar seu carro ou moto a um preço mais justo, o consórcio é uma ótima opção.

O que é o consórcio?

O consórcio funciona em formato de grupo. Ele é administrado por uma empresa e tem objetivo de formar uma poupança para ir realizando a compra dos carros para os participantes. 

Uma das principais vantagens é seu custo-benefício. Por não ter juros e contar com uma duração máxima de 100 meses, a única taxa paga pelos participantes é a de administração – que costuma ser sempre menor do que a parcela do financiamento. 

No consórcio, os integrantes contribuem com parcelas mensais e a cada mês um deles é contemplado com uma “carta de crédito”. Ou seja, um documento que ‘autoriza’ a compra ou que pode servir como entrada para um carro de maior valor.  

Para ser contemplado no consórcio, o integrante pode ser sorteado ou dar um lance antecipar a retirada do veículo. 

Como funcionam os lances? 

Nlance simples o participante oferece uma porcentagem proporcional ao valor em dinheiro, para receber sua carta de crédito. 

Nlance fixo, os participantes oferecem o valor fixo de lance (definido pela administradora) e entram em um sorteio à parte, aumentando a chance de serem contemplados.

Ou ainda pode combinar os lances fixo e livre, aumentando assim o valor e suas chances de comtemplação. Quem der o lance mais alto ganha o direito de retirar o carro. 

Dicas para escolher um consórcio

Por ter um custo menor, o consórcio também é uma boa opção para quem não precisa do bem imediatamente, dando lugar a uma compra que pode ser melhor planejada.

Entre as dicas para quem quer fazer um consórcio, vale destacar que é sempre bom pesquisar e comparar as taxas de administração.

Lembre-se que precisará contar com a sorte, já que não há como saber com antecedência quando será sorteado. No entanto, mesmo se tratando de sorte, o consumidor conta com a segurança de receber, independente do prazo, o seu veículo.

Mais motivos para você investir no consórcio do Banco Inter:

Custo baixo

Você não paga juros e não tem valor de entrada.

Autonomia

Todas as cartas disponíveis no app para compra de carros, podem ser usadas também para compra de motos. Com a carta de crédito você escolhe qualquer veículo, novo ou usado, com data de fabricação entre 5 e 8 anos.  

A compra pode ser feita tanto em uma concessionária, quanto com terceiros. O valor será pago diretamente ao vendedor do bem (seja pessoa física ou jurídica). 

Se a compra for de um carro usado, é preciso que você realize a vistoria – a escolha da empresa e os custos ficam por sua conta. Depois, é só encaminhar o laudo com a aprovação para a Bamaq e os demais documentos solicitados. 

E se quiser, você também pode escolher aplicar o valor referente a carta ao invés de adquirir o bem. 

Organização

O consórcio é a melhor maneira de criar seu planejamento financeiro. Mesmo pra quem tem dificuldades de lidar com o dinheiro. Com o consórcio você investe na compra do bem e ainda aprende a poupar para o futuro.  

Por ser um produto isento de juros, com parcelas mensais, o consórcio é uma forma de fazer uma poupança forçada para realizar o sonho do carro próprio. 

Vantagens de negociação 

Quando for contemplado, você pode usar o valor para fazer uma compra à vista e garantir melhores vantagens de negociação. O valor do bem pode sair por um custo menor, por exemplo, ou ainda conseguir algum benefício com o vendedor. 

Tirando algumas dúvidas:

  • Por que quando faço a simulação o número de parcelas aparece menor, mesmo o consórcio sendo de 100 meses? 

Isso acontece porque você está entrando em um grupo já em andamento. Todos os grupos foram lançados com prazo de 100 meses, porém, o número de parcelas que aparece na simulação indica somente quais o cliente vai pagar. 

 

  • Como é feita a atualização das cartas do app? 

Aquelas cartas que aparecem com veículos vinculados são atualizadas pela tabela do fabricante para as marcas Fiat e Mercedes e as demais são atualizadas pela tabela FIPE.  

Já as cartas que aparecem apenas como “carta de crédito” são atualizadas uma vez ao ano (abril) pela inflação (IPCA). 

Nossas cartas são divididas em três categorias:

– Carro para dia a dia – cartas a partir de 22mil 

– Carro para trabalhar – cartas a partir de 60mil

– Carro de luxo – cartas a partir de 121 mil 

Você escolhe a que mais se encaixa no seu momento!

 

  • Como funciona o consórcio para PJ? 

Fazer um consórcio para PJ é bem semelhante ao de pessoas físicas. Acesse o Super App e clique na opção ”Consórcio”, na página inicial. Você será direcionado à página de simulação para escolher o valor de carta e verificar os valores das parcelas. 

Ao fazer uma simulação ou escolher uma das opções disponíveis, você irá visualizar a proposta e poderá contratar o consórcio, tudo dentro do próprio app do Inter. E se tiver qualquer dúvida, só chamar pelo chat do app, nossa equipe está pronta para atendê-lo.

😉  

Faça a simulação

Agora que você já sabe que o Consórcio pode ser o jeito mais fácil de realizar o sonho de ter seu carro ou moto, não espere mais! 

Faça já a simulação do Consórcio do Banco Inter e contrate! Acesse aqui o formulário e preencha os seus dados. Se você já é correntista, pode fazer a simulação também pelo App ou Internet Banking. Aproveite!