Antes de comprar um carro ou uma moto, é importante se planejar para não assumir parcelas que não cabem no bolso e acabar se endividando.

Caso não tenha guardado dinheiro suficiente para comprar seu veículo à vista, você provavelmente pagará juros de financiamento convencional, que encarem o custo total.

Mas se quiser comprar seu carro ou moto a um preço mais justo, o consórcio é uma ótima opção.

O que é o consórcio?

Com custo-benefício atraente por não ter juros e duração máxima de 100 meses, o consórcio funciona em formato de grupo, é administrado por uma empresa e tem objetivo de formar uma poupança para ir realizando a compra dos carros para os participantes.

Os integrantes contribuem com parcelas mensais e a cada mês um deles é contemplado com uma “carta de crédito”, ou seja, um documento que ‘autoriza’ a compra do carro ou que pode servir como entrada para um carro de maior valor.

Para ser contemplado no consórcio, o integrante pode ser sorteado, dar um lance, um lance embutido ou um lance fixo. 

Caso o comprador queira antecipar a retirada do veículo, no lance simples o participante oferece uma porcentagem proporcional ao valor em dinheiro, para receber sua carta de crédito.

No lance embutido, até 20% do valor da carta de crédito é usado para compor o lance. No lance fixo, os participantes oferecem valor fixo de lance (Ex: 30%) e entram em um sorteio à parte, aumentando a chance de serem contemplados. Quem der o lance mais alto ganha o direito de retirar o carro.

Outra característica do consórcio é que embora não tenha juros, ele conta com uma taxa de administração, que costuma ser sempre menor que a taxa de juros do financiamento, mas que deve ser consultada antes de fechar o contrato.

Por ser um produto isento de juros, com parcelas mensais, o consórcio também é uma forma de fazer uma poupança forçada para realizar o sonho do carro próprio.

Dicas para escolher um consórcio

Por ter um custo menor, o consórcio também é uma boa opção para quem não precisa do bem imediatamente, dando lugar a uma compra que pode ser melhor planejada.

Entre as dicas para quem quer fazer um consórcio, vale destacar que é sempre bom pesquisar e comparar as taxas de administração.

Lembre-se que precisará contar com a sorte, já que não há como saber com antecedência quando será sorteado. No entanto, mesmo se tratando de sorte, o consumidor conta com a segurança de receber, independente do prazo, o seu veículo.

Mais motivos para você investir no consórcio do Banco Inter:


Custo baixo

Você não paga juros e não tem valor de entrada


Autonomia

Com a carta de crédito você escolhe qualquer veículo fabricado nos últimos 5 anos


Organização

O consórcio é a melhor maneira de criar seu planejamento financeiro.

Agora que você já sabe que o Consórcio pode ser o jeito mais fácil de realizar o sonho de ter seu carro ou moto, não espere mais! Faça já a simulação do Consórcio do Banco Inter e contrate! Acesse aqui o formulário e preencha os seus dados.

Se você já é correntista, pode fazer a simulação também pelo App ou Internet Banking. Aproveite!