Se você é empresário, provavelmente já teve que lidar com a parte financeira do negócio e com alguns termos bancários nem sempre tão familiares: contas a pagar, folha salarial, balanço, domicílio bancário, credenciadora, adquirente…

Neste post, vamos falar sobre domicílio bancário, uma expressão que ainda gera dúvidas em muitos lojistas.

O que é domicílio bancário?

De forma resumida, domicílio bancário nada mais é que a conta corrente na qual uma empresa recebe os créditos das vendas pagas com cartões de crédito e débito.

Normalmente, também é nesta conta que a companhia realiza outras movimentações, como pagamentos, empréstimos e investimentos, por exemplo.

Agora você deve estar se perguntando:

É só isso? Então por que o domicílio bancário é importante?

Ele é importante porque envolve mais do que a escolha de uma conta para receber o dinheiro das vendas e outras movimentações.

Assim como acontece com as contas correntes para pessoas físicas, o banco costuma oferecer vantagens exclusivas para as empresas que optam por domiciliar os recebimentos na instituição.

É aí que o seu negócio pode sair ganhando.

Quais são as vantagens?

Na hora de abrir uma conta corrente, você avalia uma série de fatores, como as tarifas cobradas, o cartão de crédito, as opções de investimento, não é mesmo?

Com uma conta empresarial, o processo não é diferente.

Antes de tomar a decisão, é fundamental analisar os benefícios que o banco oferece, e como essas vantagens o ajudarão no dia a dia do seu negócio.

Por exemplo: quais serão as tarifas de manutenção da conta? Quais são as opções de crédito?

Qual é a taxa cobrada sobre as vendas feitas por meio da maquininha de cartão?

Se você não se atentou a isso anteriormente, e agora percebeu que está gastando mais do que deveria com a sua conta corrente, a boa notícia é que existe a portabilidade do domicílio bancário.

Isso significa que você pode trocar a conta na qual recebe a receita das suas vendas, por uma outra que ofereça mais benefícios.

No Banco Inter, por exemplo, a Conta Digital PJ, nossa conta para pessoa jurídica, é completamente isenta de tarifas e ainda oferece a opção de realizar vendas pelo Interpag e receber o dinheiro na mesma hora, sem cobrança de taxas pela operação.

E se for utilizar as maquininhas de cartão, a Conta Digital PJ tem convênio com todas as credenciadoras do mercado.

Ou seja, se você já for nosso correntista, basta pedir a transferência do seu domicílio  à credenciadora e as vendas passarão a ser creditadas aqui no Banco Inter.

Outro ponto que você deve analisar na hora de escolher um domicílio bancário é a possibilidade de antecipar seus recebíveis, ou seja, de receber o dinheiro antes do prazo estipulado pela credenciadora que você utiliza.

Essa é uma opção interessante para quem precisa de liquidez ou de capital de giro para resolver algum imprevisto, ou mesmo para quitar dívidas mais caras.

Agora que você já sabe o que é domicílio bancário, aproveite para transferir o seu para a Conta PJ do Banco Inter.