Se você está precisando de dinheiro para pagar dívidas, realizar um sonho ou investir no seu negócio, o empréstimo consignado é uma ótima opção, sendo uma das alternativas com juros mais baixos comparada a outras modalidades do mercado como cheque especial, o rotativo do cartão de crédito e o empréstimo pessoal.

Sem contar que a sua contratação é simples e rápida!

Continue com a gente e descubra tudo sobre o assunto: o que é empréstimo consignado, como funciona, quem pode contratar, suas principais vantagens e como contratar seu empréstimo consignado no Inter!

O que é empréstimo consignado?

É uma modalidade de empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas conveniadas.

Nela, o valor das parcelas é descontado direto na folha de pagamento ou do benefício, e por isso, só pode ser contratada por pessoas que se enquadram nas categorias que acabamos de citar.

Como funciona o empréstimo consignado?

As taxas de juros do empréstimo consignado são bastante tentadoras, porque essa modalidade de crédito oferece poucos riscos para as instituições que estão emprestando o dinheiro: já que as parcelas são descontadas todo mês no salário ou benefício do cliente.

A taxa de juros desse tipo de empréstimo pode ser até 10 vezes menor do que os encargos do cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.

Qual valor eu posso contratar?

O valor de um empréstimo consignado deve respeitar a margem consignável, ou seja, o valor máximo do salário que pode ser comprometido para pagamento das mensalidades.

De acordo com a Lei Nº 10.820, de 2003, o limite máximo da parcela não pode ser maior que 35% do salário do funcionário (30% de empréstimo e 5% de cartão de crédito consignado).

Supondo que você, por exemplo, recebe um salário líquido de R$ 2.500 por mês, a parcela mensal do empréstimo não pode ultrapassar o valor de R$ 750,00 para cada contrato de empréstimo.

>> Confira as 7 dúvidas mais comuns na hora de contratar um empréstimo consignado

Quais as vantagens do crédito consignado?

A principal vantagem do crédito consignado é que ele tem juros mais baixos comparado as outras formas de crédito, além de ter taxas pré-fixadas, assim o seu valor final já é determinado no contrato.

Mas existem outros atrativos para quem opta por essa modalidade de crédito.

Facilidade no pagamento

Não existe o risco de um possível atraso no pagamento, gerando menos risco de inadimplência já que o desconto das parcelas mensais é feito automaticamente no salário ou benefício do cliente e uma aprovação de crédito é mais rápida

Prazos mais longos

Por ser uma modalidade de empréstimo segura para as instituições, os prazos de pagamento são mais flexíveis, em alguns casos podendo chegar até 120 meses para pagar.

Posso fazer portabilidade da minha dívida atual?

A Portabilidade de crédito consignado é a transferência de um empréstimo de uma instituição financeira para outra, para quem quer economizar no seu empréstimo.

Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores que a concorrência. Assim, é possível transferir a dívida para outro banco e, dessa forma, reduzir a taxa de juros e até melhorar as condições de pagamento do seu empréstimo atual.

É necessário confirmar se o novo credor escolhido tem convênio com a entidade pela qual você recebe o benefício ou salário.

Como faço para contratar empréstimo consignado no Inter?

O empréstimo consignado do Inter tem as menores taxas do mercado, sem consulta ao SPC Serasa, com processo rápido, seguro e sem burocracia e com parcelas que cabem no seu bolso.

Faça uma simulação e aproveite!