Em dezembro, o Banco Inter deu mais um passo para romper barreiras desnecessárias e lançou a Plataforma Aberta Inter. Por meio dela, os correntistas têm acesso às melhores opções de investimentos do mercado direto do aplicativo da Conta Digital.

Uma das ferramentas dessa plataforma é o home broker 100% gratuito, que facilita o acesso do investidor pessoa física ao mercado de ações.

Com a novidade, os clientes do Banco Inter podem comprar e vender ações e outros ativos de renda variável pelo aplicativo ou Internet Banking, sem taxa de custódia e corretagem. Um jeito simples, prático e rápido para investir no mercado de ações!

Agora que você já sabe para que serve o home broker, é hora de aprender como acessá-lo!

Como fazer o primeiro acesso?

 – Abra o aplicativo do Banco Inter e selecione a opção Investimentos no menu

– Clique em “Quero investir”;

– Se você ainda não fez o seu teste de perfil de investidor, precisará realizá-lo antes de acessar o home broker. E assinar o termo de adesão também;

– Teste feito, clique em “Quero investir” e escolha a opção “Home Broker”;

– Para o seu primeiro acesso você vai precisar criar uma assinatura eletrônica, nada mais do que uma senha de oito dígitos que será solicitada em todas as operações que fizer no home broker;

– Depois do primeiro acesso, chegou a hora de inserir uma ordem de compra e venda no home broker.

Como inserir uma ordem de compra e venda?

 Para vender e comprar seus primeiros ativos, siga o passo a passo:

Acesse seu home broker pelo app do Banco Inter;

– No campo “Papel”, digite o código da ação (exemplo: ABCD3) e clique em “Adicionar”;

– Se você for comprar menos do que o lote padrão, lembre-se de usar a letra F após o código da ação para que a compra seja fracionada;

– Em seguida os papeis escolhidos serão adicionados no painel de cotações. Você poderá acompanhar as principais informações sobre cotações, abrir o Livro de Ofertas clicando na seta à esquerda e abrir a ferramenta “operar” ao clicar no papel;

– Para inserir uma nova ordem, clique em “Operar” e defina o preço e a quantidade de ativos que você deseja. É possível escolher o prazo da ordem clicando na ampulheta;

– Antes de enviar sua ordem, clique no símbolo da ampulheta e defina a validade da ordem. Ao finalizar, clique em “Comprar” ou “Vender” e insira a sua assinatura digital (senha de 8 dígitos).

Importante: no home broker do Banco Inter você só pode vender papeis que já tenha. Além disso, todas as operações são feitas dentro de um limite pré-estabelecido.

Esse limite operacional é um conceito dado pela B3 como uma forma de proteção contra os riscos inerentes a operações em bolsa, possibilitando aos clientes operarem em condições compatíveis com as suas movimentações e capacidade financeira.

Aqui no Banco Inter seu limite operacional é de 100% o valor aplicado em renda fixa  (LCI e CDB), tesouro direto, CRI, CRA, debêntures e na bolsa de valores, somado a 100% do seu saldo em conta corrente.

Ah, lembre-se que poupança e fundos de investimentos não são contabilizados. Caso você não tenha nenhum valor em renda fixa, o seu limite é o valor que você tem em conta, tá bem?

O limite operacional atualiza em um dia útil.

Para saber qual é o seu limite para operar, acesse o home broker, clique na opção “Mais” e a seguir em “Financeiro”.

 Como acompanhar minhas ordens?

– Acesse o home broker pelo app do Banco Inter

– Com a tela aberta clique na aba “Ordens”. Lá você vai encontrar as seguintes opções:

  • Cancelar: para cancelamento de uma ordem já cadastrada, clique no símbolo do “X” e confirme.
  • Alterar: para mudar as condições da sua ordem, clique no botão verde, altere as informações que precisa e depois selecione “Confirmar”.
  • Status: para consultar se a ordem de compra ou venda está aberta, em execução, cancelada ou rejeitada. Caso a ordem tenha sido executada parcialmente, o ícone “Quantidade de Execuções” mostrará o que já foi executado até agora.
  • Detalhes: descrição da sua operação, incluindo os motivos dos cancelamentos e rejeições das operações

Como conferir minhas notas?

 Ao fazer uma operação de compra ou venda no home broker gratuito do Banco Inter, todos os detalhes da sua operação ficam registrados em notas. Para consultar a sua nota, siga as instruções:

– Acesse o seu home broker no app do Banco Inter

– Clique no ícone “Mais” e, no campo “Relatórios”, seleciona “Nota de corretagem”

– Em seguida escolha qual pregão deseja consultar (bolsa e data)

– Na linha “Líquido para” consulte a data de liquidação da ação, o valor da operação e se tem algum débito ou crédito programado para você.

As dúvidas mais frequentes sobre o home broker Banco Inter

1– Como adquirir ações de empresas estrangeiras por meio do home broker?

 Atualmente, você pode investir em ações estrangeiras por meio dos chamados “BDRs”(Brazilian Depositary Receipts Patrocinados ou Recibos de Ações Estrangeiras Negociadas na Bolsa Brasileira).

Os BDRs funcionam de maneira parecida com os fundos de investimentos. São certificados de valores mobiliários emitidos por empresas estrangeiras e negociados na B3 por instituições depositárias brasileiras.

Antes de investir, porém, é importante que o investidor conheça bem os tipos e níveis dos BDRs e entenda sobre os riscos envolvidos neste tipo de produto. Saiba mais neste link.

2 – O home broker funciona fora do país?

Sim, funciona. A única restrição de acesso específico do home broker é com relação a endereços IPs não rastreáveis, tipicamente quando o usuário utiliza VPN, rede privada virtual que impede que o comportamento do usuário seja rastreado.

3 – Só consigo acessar o home broker pelo aplicativo da Conta Digital?

Não, o home broker do Banco Inter já está disponível para acesso também pelo Internet Banking.

4 – São cobradas as taxas de emolumentos?

Os emolumentos, taxa de registro e liquidação são taxas cobradas pela B3. O valor total dessas taxas é de aproximadamente 0,0325% do volume financeiro total de compras e vendas realizadas e são obrigatórios para todas as corretoras.

Você paga esse valor tanto na hora de comprar quanto de vender um ativo. Ele é dividido entre taxa de negociação, liquidação e registro. Confira mais detalhes aqui.

5 – A ordem de compra de ações tem prazo de validade?

Sim, a ordem de compra de ações tem prazo de 1 dia, mas você tem a opção de inserir a ordem sem validade. Acesse o seu home broker e confira no ícone “Ordens”.

6 – O home broker tem a possibilidade de alavancagem, aluguel de ações e operar vendido?

Não é possível realizar essas operações pelo home broker. Para realizar esse tipo de operação entre em contato com digital.investimentos@bancointer.com.br ou 3003-4070.

Passo a passo em vídeo

No canal do Banco Inter no Youtube você confere um passo a passo completo de como acessar o home broker.

Ainda tem dúvidas?

Se você ficou com alguma dúvida sobre como usar o home broker do Banco Inter, entre em contato com a gente!

Canais de atendimento ao cliente:

– 3003 4070 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 940 0007 (demais localidades)

– Atendimento via chat: www.bancointer.com.br

– E-mail: digital.investimentos@bancointer.com.br