Em dezembro de 2019, o Inter deu mais um passo para romper barreiras desnecessárias e lançou a Plataforma Aberta Inter. Por meio dela, os correntistas têm acesso às melhores opções de investimentos do mercado direto do aplicativo da Conta Digital.
Uma das ferramentas dessa plataforma é o Home Broker 100% gratuito, que facilita o acesso do investidor pessoa física ao mercado de ações.
Com a novidade, os clientes do Inter podem comprar e vender ações e outros ativos de renda variável pelo aplicativo ou Internet Banking, sem taxa de custódia e corretagem. Um jeito simples, prático e rápido para investir no mercado de ações!
Agora que você já sabe para que serve o Home Broker, é hora de aprender como acessá-lo!
Para vender e comprar seus primeiros ativos, siga o passo a passo:
Importante: no Home Broker do Inter você só pode vender papeis que já tenha. Além disso, todas as operações são feitas dentro de um limite pré-estabelecido.
Esse limite operacional é um conceito dado pela B3 como uma forma de proteção contra os riscos inerentes a operações em bolsa, possibilitando aos clientes operarem em condições compatíveis com as suas movimentações e capacidade financeira.
Aqui no Inter seu limite operacional é de 100% o valor aplicado em renda fixa (LCI e CDB), tesouro direto, CRI, CRA, debêntures e na bolsa de valores, somado a 100% do seu saldo em conta corrente.
Ah, lembre-se que poupança e fundos de investimentos não são contabilizados. Caso você não tenha nenhum valor em renda fixa, seu limite é o valor que você tem em conta, tá bem? Para saber qual é o seu limite para operar, acesse o Home Broker, clique na opção Mais e a seguir em Financeiro.
Acesse o Home Broker pelo app do Inter. Com a tela aberta clique na aba Ordens. Lá você vai encontrar as seguintes opções:
Ao fazer uma operação de compra ou venda no Home Broker gratuito do Inter, todos os detalhes de sua operação ficam registrados em notas. Para consultar sua nota, siga as instruções:
Atualmente, você pode investir em ações estrangeiras por meio dos chamados “BDRs”(Brazilian Depositary Receipts Patrocinados ou Recibos de Ações Estrangeiras Negociadas na Bolsa Brasileira).
Os BDRs funcionam de maneira parecida com os fundos de investimentos. São certificados de valores mobiliários emitidos por empresas estrangeiras e negociados na B3 por instituições depositárias brasileiras.
Antes de investir, porém, é importante que o investidor conheça bem os tipos e níveis dos BDRs e entenda sobre os riscos envolvidos neste tipo de produto. Saiba mais neste link.
Sim, funciona. A única restrição de acesso específico do Home Broker é com relação a endereços IPs não rastreáveis, tipicamente quando o usuário utiliza VPN, rede privada virtual que impede que o comportamento do usuário seja rastreado.
O acesso já está disponível também pelo Internet Banking.
Os emolumentos, taxa de registro e liquidação são taxas cobradas pela B3. O valor total dessas taxas é de aproximadamente 0,0325% do volume financeiro total de compras e vendas realizadas e são obrigatórios para todas as corretoras.
Você paga esse valor tanto na hora de comprar quanto de vender um ativo. Ele é dividido entre taxa de negociação, liquidação e registro. Confira mais detalhes aqui.
Sim, a ordem de compra de ações tem prazo de 1 dia, mas você tem a opção de inserir a ordem sem validade. Acesse o seu Home Broker e confira no ícone Ordens.
Não é possível realizar essas operações pelo app ou pelo Internet Banking.Para realizá-las, entre em contato pelo chat do app ou ligue 3003-4070, opção 3.
Se você ficou com alguma dúvida sobre como usar o Home Broker do Inter, entre em contato com a gente!
Canais de atendimento ao cliente:
*Post atualizado em 17/12.