Seja para pagar um dívida ou adquirir um bem, se você está pensando em solicitar uma linha de crédito, é importante levar alguns itens em consideração.

Muitas vezes, mais importante que taxas atrativas, avaliar o prazo de disponibilidade do dinheiro, as condições de pagamento e o nível de burocracia da instituição fazem toda diferença na hora de solicitar um empréstimo.

Mas pode ficar tranquilo. Abaixo, listamos algumas dicas que irão te ajudar. #Contacomagente!

Fuja da burocracia

Se você precisa do dinheiro com urgência, processos burocráticos e demorados não são uma boa escolha.

É de praxe que você tenha que apresentar uma documentação. Mas ao invés de se afogar em papelada e cláusulas de contrato, busque instituições sérias, mas que tenham agilidade e simplicidade na hora de fechar negócio.

Confira o tempo para disponibilizar o dinheiro

Também é importante verificar quando o dinheiro do empréstimo será liberado pra você.

Algumas empresas trabalham com prazos longos para disponibilizar todo o valor solicitado. Lembre-se de confirmar essa informação antes de solicitar o crédito

Fique atento às condições de pagamento

Cada instituição possui diferentes condições de pagamento e data de vencimento das parcelas.

Veja se elas cabem no seu bolso e se não irão comprometer o orçamento.

A data de vencimento da primeira parcela é importante. Programe-se para arcar com a dívida sem imprevistos.

Cuidado com golpes

Pesquise sobre a reputação da instituição e tenha cuidado com quem pede o pagamento de alguma quantia antes de liberar o empréstimo.

Certifique-se que não se trata de um golpe. Negócios fechados por whatsApp, por exemplo, são arriscados.

Veja se a instituição tem um telefone para contato (como 0800 ou 3003) e também e-mails oficiais. Na dúvida, não feche negócio.

Escolha a linha de crédito ideal pra você

O mercado oferece diversos tipos de empréstimo. Pesquise sempre qual é o melhor pra você.

Aqui, no Banco Inter, trabalhamos com diversas modalidades, como o Crédito Consignado e o Home Equity, que é um crédito com garantia de imóvel.

Por contarem com garantias de pagamento, ambos costumam oferecer taxas mais baixas que a maioria das linhas de crédito. Vale a pena pesquisar.

Conclusão

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de solicitar uma linha de crédito, que tal conhecer melhor as alternativas de crédito disponíveis no mercado?

No site do Banco Inter, você fica por dentro das opções oferecidas para pessoas e empresas. E se tiver alguma dúvida, é só comentar aqui.