Menor de idade pode investir sim. E existem muitas opções de investimento para quem tem menos de 18 anos e já quer começar a planejar o futuro ou guardar uma graninha para algum projeto de curto prazo.

Neste texto vamos te mostrar a importância de se falar de educação financeira desde cedo, os melhores investimentos para quem ainda não tem 18 anos e dar algumas dicas para quem está começando.

Começando a investir cedo

Separar uma parcela do dinheiro para investir é uma decisão importante e envolve planejamento e visão de médio ou longo prazo.

Seja na infância, juventude ou vida adulta, a decisão de investir demonstra autocontrole e senso de responsabilidade do investidor, independente da quantia que dedique para essa atividade.

Mas ainda são poucos os adultos que foram incentivados a guardar dinheiro enquanto crianças, e tiveram ali o começo de um entendimento do que é a educação financeira.

Investimento x educação financeira

A educação financeira é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, e se for iniciada ainda na infância/adolescência, melhor ainda.

É nessa fase que temos nosso primeiro contato com dinheiro e quando começam a surgir as primeiras dúvidas sobre o assunto, ou seja, o melhor momento de começar a formar adultos conscientes de como administrar seus rendimentos e tomar boas decisões com suas finanças.

Investir – seja em um título ou guardando moedas no cofrinho – é um passo muito importante deste aprendizado, pois:

– Ajuda a estabelecer metas
– Ensina o valor do dinheiro
– Trabalha o autocontrole

Melhores investimentos para quem tem menos de 18

Como qualquer outro investidor, quem tem menos de 18 anos deve antes de tudo ter uma reserva financeira.

Para isso, existem excelentes produtos de liquidez diária para quem quer começar a investir, como o CDB e a Previdência privada.

Dessa forma, a criança ou adolescente tem seu primeiro contato com a responsabilidade financeira e pode se comprometer a depositar mensalmente parte da sua mesada, por exemplo.

>>> Saiba aqui como abrir uma conta para menores de 18 anos <<<

Depois deste primeiro passo, já dá para avançar um pouco mais. Veja outros investimentos que estão disponíveis na P.A.I para quem é menor de idade:

Investimento de renda fixa (saiba mais aqui)
Eles são tão seguros quanto a poupança, mas com rentabilidade muito superior!
Podem ser LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e Debêntures.

Fundos de investimento (saiba mais aqui)

Ou seja, são diversas modalidades de investimento que a criança ou adolescente tem acesso, e todos disponíveis na Conta Digital.

Menor de idade pode investir em ações?

Não é uma prática que incentivamos por aqui, e nosso Home Broker só está liberado para quem tem mais de 18 anos.

Entendemos que esse início é o momento de conhecer o universo dos investimentos, aprender sobre risco e tirar todas as dúvidas.

Um erro muito comum de quem começa a investir em ações é encarar a Bolsa de Valores como um cassino, um jogo de sorte e azar, ao invés de conhecer o mercado e entender seu funcionamento.

Começando este aprendizado ainda na infância/ adolescência, o investimento em ações a partir dos 18 será muito mais leve e natural.

5 dicas para quem está começando

Se você é menor de idade e quer começar a investir, separamos 5 dicas podem te ajudar:

1) Abra uma conta digital gratuita: assim você fica livre das tarifas, e sobra mais dinheiro para aplicar. Além disso, com uma conta digital você faz tudo pelo celular. Bem mais fácil né?

2)  Trace objetivos: qual a principal razão de você estar investindo? Com esses objetivos será possível definir metas (longo prazo, para faculdade por exemplo. Curto prazo, para aquela viagem de final de ano com a turma) e entender também qual o melhor investimento para você.

3) Estudo sobre o assunto: leia, escute podcasts, veja vídeos. Consuma o máximo de informações sobre o tema que conseguir, assim será beeem mais simples.

4) Converse com adultos que investem: pergunte como começaram. Voce vai ver que existem diferentes perfis de investidores e pode te ajudar a entender o seu.

5) Reserve uma % para investir: não existe valor certo, mas é importante definir uma porcentagem da sua renda mensal – seja da mesada ou outra fonte – para seus investimentos. Criando a rotina e fazendo aquele dinheiro aplicado “trabalhar” por você 😉

Agora que você já sabe tudo sobre investimentos para menores de idade, chegou a hora de explorar todas as funcionalidades da P.A.i, sua Plataforma Aberta de Investimentos da conta digital!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com amigos que também pensam em investir!