Fevereiro: mês de festa, curtição e alto astral, mas também um período para ficar de olho nos golpes envolvendo a sua conta bancária! O carnaval é uma festa com grande aglomeração de pessoas.

Durante as festas, os foliões também costumam estar mais desatentos ao fazerem trasações bancárias, o que  se torna um prato cheio para golpistas. 

E para que você consiga curtir a festa sem cair em armadilhas, listamos 5 erros que você não pode cometer neste carnaval:

1- Cair no golpe da troca do cartão 

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – alerta para o principal golpe durante o carnaval: o golpe da troca de cartões.

Funciona assim: um “vendedor” entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão.

Ele faz alguma piada ou distrai o cliente de alguma forma para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, deixando a senha exposta no visor da máquina e com fácil acesso para o “vendedor” golpista. 

Ao  finalizar a compra, o “vendedor” ainda aproveita a desatenção do cliente e troca o cartão original por um similar, muitas vezes do mesmo banco. Com acesso a senha e ao cartão, o vendedor golpista acessa a conta do cliente e faz o roubo.

Para não cair neste golpe é simples:
– Nunca deixe o seu cartão sob o cuidado de outras pessoas. 
– Acompanhe as transações bem de perto, conferindo todos os dados na maquininha.

– Ao finalizar uma compra, confira se o cartão é realmente o seu.

Dica do #contacomagente: vai pro bloquinho? Que tal marcar seu cartão com um adesivo, por exemplo? Assim vai ser fácil identificá-lo ao finalizar a compra.

E para garantir ainda mais a segurança, você pode colar seu sticker sobre os números do seu cartão, evitando que alguém consiga fotografar os dados do seu cartão e fazer compras online.

2- Dar bobeira com celular 

Quanta coisa importante você guarda no celular? 

A gente sabe que você quer registrar tudo, falar com os amigos e procurar os melhores bloquinhos.

Mas o celular se torna um alvo muito visado durante as festas, e ter o aparelho roubado é um risco muito grande para a segurança dos seus dados.

Por isso, nada de celular no bolso, tá bem? O ideal é guardá-lo em bolsas pequenas ou pochetes, assim ele fica bem pertinho do seu corpo e fechado com zíper. 

Não esqueça também de colocar senha para desbloquear a tela e, se possível, até mesmo para acessar aplicativos.

Maaaas se acontecer de ter o aparelho roubado, entre em contato com sua operadora imediatamente e avise ao Banco Inter.

Assim, fazemos o bloqueio temporário da sua Conta Digital e você evita acessos indesejados.  

3- Deixar de conferir suas compras 

Neste post aqui a gente já te deu dicas de como não falir no carnaval, não é? Mas nessa época de pequenos gastos constantes, como o carnaval, mais do que nunca é importante conferir se você identifica todas as suas compras.

Se você ainda não ativou as notificações do Banco Inter por push, ainda tá em tempo! 


– Acesse o Internet Banking > Perfil
– Clique em Notificações > selecione as opções de push para compras 

Assim, sempre que usar seu cartão você vai receber um alerta em seu telefone informando o local onde sua compra foi feita, a data e o valor. E se você identificar uma compra indevida, é só entrar em contato com a gente. 

4- Esquecer das travas de segurança 

Vai passar o carnaval nos bloquinhos da cidade? Então você pode bloquear temporariamente o seu cartão para compras internacionais e virtuais e para função contactless.

Assim você reforça a segurança da sua conta contra as fraudes durante a festa!

No Super App, na aba cartões, você pode bloquear temporariamente o seu cartão em caso de perda ou roubo, pode bloquear e desbloquear para compras internacionais, compras virtuais nacionais e internacionais. 

Você pode bloquear e desbloquear seu cartão também pelo Internet Banking, na área Cartão > Consultar Cartões.

Só não esqueça que compras em aplicativos, como Uber e iFood, são consideradas compras virtuais. Logo, se você optar por bloquear esse tipo de compra, terá que fazer o desbloqueio sempre que for usar um desses aplicativos, ok?

Importante! Se você tem um cartão Contactless, pode fazer o bloqueio da função para compras no débito e crédito pelo seu app. Você poderá usar seu cartão da forma tradicional, com digitação de senha, e ficará mais seguro contra as tentativas de fraude por aproximação em grandes multidões.

5- Levar mais do que o necessário

Água? Ok! Fantasia? Ok! Dinheiro trocado, cartão e um lanchinho? OK, OK OK! Não precisa carregar a casa nas costas pra brotar no bloquinho, não é?

Para levar essas coisinhas, evite bolsas muito grandes, que ocupem grandes volumes. Elas são alvo fácil para furtos (além de serem ruins de carregar na multidão). 

Evite também colocar seu cartão e o dinheiro trocado no bolso de trás das suas roupas. 

As doleiras (aqueles cintos com “compartimentos secretos’) são ideais para guardar esses itens de valor! 

Perdeu o seu cartão ou foi roubado?

Acesse imediatamente o seu aplicativo ou o Internet Banking, clique na área de cartões e faça o bloqueio de maneira rápida e simples. 

Mas é importante lembrar que esse é um bloqueio temporário. Depois de bloquear seu cartão pelo app, entre em contato com a central para cancelamento definitivo do cartão e pedir uma nova via.

Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de ajuda, #contacomagente pelo chat do seu app ou central de atendimento no telefone 3003-4070.

Agora é só curtir o carnaval !