O ano está acabando e as ofertas de Natal já estão dominando shoppings e lojas.

A época é um convite para presentear amigos, familiares e pessoas queridas, mas ninguém gosta de gastar mais do que pode no fim do mês, e muito menos  terminar o ano endividado.

Para começar 2019 com bolso tranquilo, anote aí 5 dicas que vão te ajudar a economizar na hora de fazer suas compras de Natal.

5 dicas para economizar na hora de fazer as compras de Natal

1- Defina seu orçamento

Planejamento é essencial para qualquer aspecto da vida financeira, e não seria diferente na hora de comprar os presentes. Quanto você quer e pode separar do seu orçamento para o Natal?

O recomendado é reservar até 30% do seu orçamento liquido mensal para a data, de modo que não comprometa seus gastos fixos e pessoais.

> Descubra aqui dicas de como começar a economizar.

2- Escolha quem presentear

Após definir o orçamento, liste quem serão as pessoas presenteadas, dando mais importância aos mais próximos.

Defina um valor máximo para cada presente e a medida que for comprando, diminua ou aumente esta lista, conforme seu orçamento.

3- Não deixe para última hora

Deixar para comprar seus presentes na semana do Natal é um grande erro.

Além de evitar o reajuste de preços, que ficam mais salgados no Natal, a compra com antecedência garante mais opções nos estoques e evita os clássicos congestionamentos  e filas da época.

4- Aproveite as ofertas

Falta menos de um mês para a troca de presentes, mas alguns produtos ainda podem ser encontrados muito mais baratos em ofertas como a Black Friday, por exemplo.

Use a lista de presentes que você montou, compare preços e pesquise quais produtos já podem ser adquiridos ainda este mês.

5- Pague à vista

Sempre que possível, opte por pagar à vista.

A compra no crédito é uma boa saída para quem não conseguiu fazer a reserva financeira.

Mas é importante lembrar que ela vai pesar seu orçamento do mês seguinte, já comprometido com IPVA, IPTU, material escolar e outras despesas.

Tem mais alguma dica de como economizar nas compras de Natal? Compartilhe com a gente, deixe aqui nos comentários!