Finalmente, o Pix chegou! Agora já é possível utilizá-lo para receber pagamentos e fazer transferências sem pagar nada por isso. Além disso, como esse novo meio de pagamento funciona 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, você também tem mais autonomia e não precisa ficar restrito aos horários comerciais.

Quem é PJ ou MEI também pode aproveitar todos os benefícios do Pix para empresas. Quer saber como? Continue a leitura que a gente te explica!

Pix terá alguma taxa para PJ ou MEI? 

Não! 

No Inter, ser parceiro é muito importante pra gente e queremos que sua empresa continue crescendo a todo vapor. Por isso, assim como as pessoas físicas, quem é pessoa jurídica também poderá fazer e receber transações gratuitamente. 

Diferente de outras instituições que podem cobrar taxas ou criarem um limite de movimentações gratuitas por mês, aqui o Pix para empresas será totalmente gratuito. Ao invés de bancar as transações financeiras, sua empresa pode priorizar outras áreas no planejamento financeiro, como investimentos, custos de produção, impostos e várias outras. 

Como minha empresa pode usar o Pix? 

Receber pela mercadoria ou serviço prestado usando o Pix ficou bem mais simples. Além de não ter nenhuma taxa, as transações entre cliente e empresa se tornam diretas, sem precisarem passar por um intermediário. 

Pix torna todo o processo de venda mais prático e transparente. Quando um cliente escolhe pagar com um boleto, por exemplo, o prazo de compensação é de até 3 dias úteis. Mas com o Pix, em questão de segundos você já recebe o pagamento, pode iniciar o processo de separação de estoque e fazer o envio do produto.  

Assim como as transações cliente-empresa, as empresa-fornecedores também se otimizam. Usando somente o CNPJ ou outra chave Pix, é possível agilizar os pagamentos e o recebimento dos produtos. 

O que são as chaves Pix? 

Diferente do que muita gente acha, fazer o cadastro das chaves Pix não é essencial, mas sim, uma grande praticidade. Cadastrando sua chave Pix, os dados bancários da sua empresa (conta, agência, etc.) ficam interligados a essa chave. Dessa forma, seu cliente pode usá-la para te transferir o valor e você não precisa passar todos os seus dados bancários a cada vez que forem te pagar. 

>> Saiba tudo sobre sua chave Pix (abre numa nova aba)”>>>> Saiba tudo sobre sua chave Pix

Funciona assim: cada PJ tem direito a fazer o cadastro de 20 chaves. Cada chave pode ser um CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória composta por um conjunto de números. Então, caso tenha mais de um telefone, pode colocar os dois, assim como se tiver mais de um e-mail. Basta respeitar o limite de 20 chaves. 

Caso sua empresa tenha conta em 3 instituições diferentes, por exemplo, também é possível fazer o cadastro de uma chave Pix em cada uma delas. Lembrando que pra cada instituição, uma nova chave deve ser cadastrada usando um dado diferente (em uma você usa o CPF, na outra um número de celular e assim por diante). E se você já fez o cadastro da sua chave Pix em outra instituição, é só fazer a portabilidade para o Inter e aproveitar as vantagens!

Como usar o QR Code? 

Assim como as chaves Pix, o QR Code também é uma forma de trazer mais praticidade para o dia a dia de sua empresa. Com ele, seus clientes poderão fazer os pagamentos apenas lendo o código pelo celular. São dois tipos de códigos: 

  • Estático 

Funciona para múltiplas transações. É ideal para pessoas físicas, pequenas empresas ou MEI. Nele, é possível definir o valor que será pago e pode ser lido inúmeras vezes. Ou seja, se você presta um serviço que usualmente tem o mesmo valor (como manicure ou encanador) ou venda um produto que não varia de preço, pode usar o mesmo QR Code para diversos clientes. Basta eles aproximarem o celular e confirmarem o pagamento. 

  • Dinâmico 

Possui uso exclusivo a cada transação. Ou seja, só pode ser utilizado uma única vez. Isso porque quem vai receber através dele pode definir os dados de quem vai pagar, o vencimento, e outras informações. Por isso, ele é mais indicado para empresas maiores, como e-commerces. A cada cliente uma compra diferente é feita, e como opção de pagamento, o cliente poderá escolher o Pix. O código e as informações são semelhantes às de um boleto, a diferença é a agilidade que sua empresa receberá o pagamento. Além disso, o QR Code dinâmico também facilitará a conciliação para as empresas. 

Conheça a nossa Conta PJ e MEI 

Além do Pix para empresas com zero de taxa, no Inter você conta com várias outras vantagens para o seu negócio. Aqui, você tem uma conta gratuita de verdade e um app completo para atender todas as suas necessidades. 

Aproveite: abra sua conta e cadastre sua chave Pix!