Ter um planejamento financeiro é muito importante para quem quer colocar as contas em dia.

A planilha de gastos é uma ótima forma para organizar suas despesas. Nela você anota todos os seus gastos e consegue ver onde e como você está gastando o seu dinheiro.

Assim, fica mais fácil entender os seus gastos e até se planejar para sobrar aquele dinheirinho no fim do mês.

Pensando nisso, vamos te ajudar a montar a sua própria planilha de gastos de forma prática e eficiente. Então, #contacomagente e acompanhe as nossas dicas!

5 passos para montar sua planilha de gastos

1- Por onde começar?

O primeiro passo é escolher onde você irá fazer sua planilha. Hoje em dia, existem vários aplicativos específicos para te ajudar a organizar os gastos.

Mas se você preferir também pode usar uma planilha do excel ou até mesmo um caderno.

2- O que devo colocar na planilha?

Um dos passos mais importantes do controle financeiro é conhecer qual é sua renda mensal, ou seja, ter uma noção de todo o dinheiro que entra na sua conta.

Então, uma boa opção é organizar a sua planilha com os doze meses do ano e colocar um campo como “salário” ou “renda mensal”, para detalhar futuramente. Não se esqueça de incluir o campo  “renda extra“, caso faça parte da sua realidade.

Depois, faça uma lista com todas as suas despesas fixas, isto é, aqueles gastos que você sabe que terá todos os meses, como: aluguel, internet, água, luz, comida, gasolina/passagem.

Coloque todos os gastos, aqueles que tem o valor fixo ou aqueles que tem uma pequena variação.

E não esqueça das dívidas ou contas parceladas, como fatura do cartão de crédito ou prestação do carro.

Em seguida, para facilitar sua organização, coloque todos esses gastos dentro de categorias, como: moradia, transporte, alimentação, saúde e educação.

3- Os gastos extras também são importantes

Reserve um espaço na sua planilha para suas despesas extras. Por isso, anote tudo!

Até aqueles pequenos gastos do dia a dia, pois quando somados no fim do mês, eles podem causar um grande impacto no seu orçamento.

4- Mantenha sua planilha atualiza

Um dos pontos mais importantes de uma planilha de gastos é a dedicação. Torne um hábito da sua rotina manter sua tabela atualizada, só assim será possível organizar de forma correta as suas finanças.

5- Faça uma análise dos seus gastos

Depois de preencher a planilha regulamente, no fim do mês faça uma análise das suas despesas.

Veja o quanto você gastou em comparação ao quanto você recebeu. Identifique todos os seus gastos e quais podem ser cortados.

Assim, você vai conseguir economizar e terminar o mês com um saldo positivo.

E agora que você conseguiu economizar, não deixe o dinheiro parado na sua conta. Faça uma reserva financeira.

Você pode colocar seu dinheiro na poupança ou investir em produtos de renda fixa, que são tão seguros quanto a poupança, mas têm maior rentabilidade.

Como vimos controlar seu orçamento é muito importante para organizar seus gastos e equilibrar suas despesas. Por isso, não deixe isso para depois. Comece a montar sua planilha agora mesmo.

Baixe aqui gratuitamente um modelo de planilha de controle financeiro que criamos para você!