Já precisou de dinheiro para resolver uma situação urgente e não tinha uma reserva financeira? Depois do aperto, até enxergou a necessidade de juntar dinheiro, mas ainda não começou a poupar? Uma opção para os iniciantes que querem economizar e ainda entrar no mundo dos investimentos é a poupança.  

Simples e fácil de administrar, a caderneta de poupança ainda é o investimento preferido por 60% dos brasileiros entrevistados na última edição do Indicador de Reserva Financeira, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e divulgado em julho.

Uma das vantagens da poupança é que ela oferece a possibilidade de aplicar o valor que você quiser e resgatar sempre que precisar. No entanto, é importante lembrar que para o seu dinheiro render você precisa estar atento à data de aniversário da aplicação. Mas o que é isso?

A data de aniversário é o dia em que você fez a aplicação e a mesma data em que receberá o retorno mensal do seu investimento. Por isso, caso retire o valor aplicado antes dessa data, não receberá o rendimento sobre o dinheiro investido. 

Vale lembrar que como a Selic atualmente está fixada em 6,5% ao ano, a rentabilidade da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial, o que equivale a aproximadamente 4,55% ao ano.

Aqui no Banco Inter você também poderá aderir a essa opção de investimento, aplicando pelo app ou internet banking. 

É importante reforçar ainda que os rendimentos da poupança são pagos mensalmente e são isentos de Imposto de Renda. Os créditos são feitos na data de aniversário (dia em que você aplicou) e caso tenha mais de uma aplicação, cada uma delas terá sua própria data de aniversário.

Gostou da ideia e quer começar a poupar agora mesmo? Você pode iniciar com o pé direito, juntar R$ 7 mil em 52 semanas, e ainda conseguir rendimentos sobre o valor utilizando a Poupança do Banco Inter. Participe aqui do Desafio 52 semanas e veja como fazer uma reserva financeira.

Quer fazer seu primeiro investimento em poupança? Acesse o app, clique em investimentos de renda fixa e depois em Poupança. Se preferir, faça sua aplicação pelo Internet Banking, na aba investimentos, Poupança.