Você pode até não reconhecer de nome Home Equity, mas é bem provável que você conheça essa modalidade de crédito. Ela surgiu há muito tempo nos Estados Unidos e vem se fortalecendo no Brasil nos últimos anos por oferecer ótimas vantagens.

Essa é uma excelente opção para quem tem um imóvel e precisa de dinheiro para investir no próprio negócio, saldar dívidas ou para quem busca soluções de fluxo de caixa.

 

O que é Home Equity?

Home Equity é um tipo de empréstimo conhecido por ter taxa pequena e prazo de pagamento estendido. Para isso, você coloca um imóvel como garantia de pagamento. E as vantagens não param por aí: não é preciso vender ou sair da propriedade e ela continua em seu nome.

Além de ser conhecido como crédito com garantia de imóvel, o Home Equity também recebe o nome de refinanciamento de imóvel. Apesar desse nome, ele não tem nada a ver com a compra de uma propriedade. Ao contrário, o imóvel é usado como garantia de um empréstimo junto ao banco.

Outro nome comumente utilizado para esse produto é alienação fiduciária. O imóvel continua em seu nome, mas durante o período do contrato do crédito ele fica alienado pelo banco.

 

“Por que essa modalidade de crédito é tão vantajosa?”

Tudo bem se você estiver se fazendo essa pergunta, pois estamos acostumados a desconfiar de propostas muito boas, não é mesmo? Para entender como o Home Equity consegue essas condições basta lembrar que a taxa de um empréstimo é medida de acordo com o risco de inadimplência e o custo da operação.

Por ter um bem material como salvaguarda, o crédito com garantia de imóvel traz baixo risco de perda para o banco. Isso torna possível oferecer uma taxa mais baixa e um prazo de pagamento bem estendido, o que acaba reduzindo o valor das parcelas. Todas essas facilidades de pagamento acabam por minimizar o grau de inadimplência e, consequentemente, tornam a operação mais segura para o banco. Assim, todos saem ganhando!

Bem, mas se você ainda continua com receio de colocar seu imóvel como garantia de um empréstimo, saiba que isso também é compreensível. O casa própria é o sonho de boa parte dos brasileiros e qualquer possibilidade de perdê-la gera calafrios. É justamente nessa insegurança que nascem diversas dúvidas e interpretações erradas sobre o Home Equity, como, por exemplo, que o banco quer ficar com sua casa. Para deixar tudo às claras, você pode conferir nosso post sobre Mitos e verdades sobre o crédito com garantia de imóvel.

 

Como funciona o Home Equity do Banco Inter

(Informações de acordo com a data de publicação desse post e obtidas no site oficial do Banco Inter)

– São aceitos como garantia imóveis residenciais e comerciais;

– Só não são aceitos lotes, galpões e imóveis sem habite-se (documento emitido pela Prefeitura atestando que a propriedade está pronta para ser habitada e foi construída ou reformada conforme as exigências legais do município);

– Não é preciso sair da propriedade e ela continua em seu nome;

– Valor do empréstimo: mínimo de R$ 100 mil e máximo de 50% do preço do imóvel;-

– Valor do imóvel: mínimo de R$ 200 mil;

– Podem solicitar pessoas físicas e jurídicas;

– A liberação do dinheiro sai partir de 3 dias depois de aprovada a documentação

– Taxa  pré-fixada de 1% a.m.

– Prazo para pagar de até 84 meses

 

Passo a passo de como solicitar

 

1) Solicitação

Você faz uma solicitação de análise de crédito pelo site do Banco Inter e nossa equipe entra em contato com as melhores propostas de acordo com sua necessidade.

2) Análise de crédito

Com base na documentação enviada, fazemos uma análise de crédito compatível com seu perfil.

3) Formalização

É feita uma vistoria do imóvel para avaliar o valor e, em seguida, damos continuidade com o contrato.

4) Liberação

Com a documentação finalizada e aprovada, liberamos seu crédito a partir de 3 dias.

 

 Crédito para você fazer o que quiser

Seja para reformar seu imóvel, abrir o próprio negócio, quitar dívidas com juros altos, investir na formação dos seus filhos ou até mesmo para fazer a viagem dos seus sonhos, com o Home Equity você tem uma solução simples e segura. Solicite uma análise pelo site e comece a planejar seu futuro.