Despesas de início de ano: como lidar com elas? Conta com a gente

Educação Financeira 15/01/2018 | 2:20

Um novo ano se inicia e com ele, renovamos nossos projetos e planos. É uma boa época para repensar alguns hábitos e começar a cuidar melhor do seu dinheiro em 2018. Janeiro chega e traz também as conhecidas despesas de início de ano: IPVA, IPTU, matrícula e materiais escolares dos filhos, viagem de férias em família… O ideal é que você tenha se planejado durante o ano passado para pagar todas as contas à vista. Não conseguiu? Tudo bem, vamos te ajudar a entender as possibilidades!

Comece a fazer um planejamento financeiro

Não foi possível se programar financeiramente em 2017 para começar 2018 no azul? Nunca é tarde! Crie o hábito de listar todas as suas dívidas e desenhar seu orçamento. Assim, ficará mais fácil identificar quais gastos devem ser quitados,  o dinheiro necessário para isso, além de visualizar se sobrará algum recurso para outros objetivos. É importante que você tenha metas de consumo bem delimitadas: o que você quer fazer esse ano? De quanto precisará para isso? Sabendo exatamente aonde você quer chegar, será mais fácil fazer o planejamento.

Pague dívidas antigas

Se sobrou um dinheirinho do fim de ano, não pense duas vezes: elimine contas antigas e não deixe que elas virem uma bola de neve. Priorize as mais antigas e que tenham juros mais altos, como o cartão de crédito. Se não for viável, você pode renegociar, trocar sua dívida cara por uma mais barata e aliviar seu bolso.

O Crédito Consignado e o Crédito com Garantia Imobiliária, por exemplo, são duas opções de empréstimo que oferecem juros mais acessíveis. Essas alternativas também podem ser interessantes caso você precise de dinheiro para as despesas de começo de ano, como materiais escolares, viagem, etc.

Economize nos materiais escolares

A gente sabe que muitas vezes os materiais escolares causam uma dor de cabeça nos pais. Principalmente quando as compras são acompanhadas dos filhos, que costumam querer os itens mais caros, como aqueles que contêm personagens de desenhos animados e filmes. Entretanto, é possível economizar nessa hora. A primeira dica é pesquisar.

Os preços dos materiais costumam variar bastante, então você deve cotar e comparar valores para encontrar o mais barato. A internet pode ser uma boa aliada, pois poupa seu tempo, sua gasolina e seu dinheiro. Se for interessante, você pode optar por adquirir tudo na mesma loja, pois pode conseguir condições de pagamento mais favoráveis. Se você pagar os materiais à vista, vale a pena visitar locais diferentes para conseguir os melhores preços em cada item.

Use seu 13º salário e a restituição de IR para ajudar nas despesas de início de ano

Você recebeu o 13º salário e a restituição do Imposto de Renda e conseguiu guardar pelo menos uma parte deles? Então que tal usá-los para pagar o IPTU à vista e conseguir um desconto? Se o dinheiro não for suficiente, no mínimo será possível amortizar um pouco.

No caso do IPVA, se o desconto para pagamento integral do IPVA não for tão alto, talvez a melhor solução seja dividir. Afinal, ruim mesmo é parcelar dívidas de cartão de crédito, como falamos acima. Lembre-se sempre: é melhor quitar contas com os juros mais elevados!

Invista durante o ano para pagar dívidas à vista   

Se você quer passar o ano tranquilo, sem acumular dívidas, é hora de começar a investir. Assim, você terá mais chances de quitar suas despesas à vista. Tenha em mente que, com dinheiro na mão, é mais fácil negociar descontos. Então, nossa dica é aplicar parte dos seus ganhos durante o ano em investimentos de renda fixa, como CDB, LCI e Tesouro Direto. Os rendimentos são extremamente atraentes e, no caso do CDB com liquidez, é possível resgatar a aplicação a qualquer momento, caso ocorra alguma emergência. No Banco Inter, além dos produtos de renda fixa, também oferecemos fundos de investimento como o Fundo Primus, que tem aplicação mínima de apenas R$ 100!

Agora você já sabe o que fazer para aliviar seu bolso em relação às despesas de início de ano. Se precisar, #contacomagente para te ajudar!